Ex-aliado de Lula é escolhido como vice de Flávio Bolsonaro

Política Eleicoes 05/08/2026 15:20 Da CNN Brasil cnnbrasil.com.br

O deputado Alfredo Gaspar, do PL de Alagoas, foi anunciado como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro. Apesar disso, ele já foi apoiado por aliados do presidente Lula em eleições passadas.

O deputado Alfredo Gaspar (PL-AL) foi anunciado nesta quarta-feira (5) como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro (PL). Segundo apuração da âncora da CNN Tainá Falcão, ao Bastidores CNN, Alfredo já foi do grupo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Alagoas.

  • Menos de 24 horas antes do anúncio, Gaspar havia publicado em suas redes sociais que era candidato ao Senado por Alagoas.
  • Ele foi promotor de justiça por mais de 20 anos e ganhou destaque no combate ao crime organizado.
  • Em 2020, tentou ser prefeito de Maceió com o apoio de Renan Filho, que fazia parte do grupo dos Calheiros, ligado a Lula.
  • Ele migrou do União Brasil para o PL a convite de Flávio Bolsonaro e se tornou presidente do partido em Alagoas.
  • Como relator da CPMI do INSS, pediu o indiciamento de 216 pessoas, incluindo Lulinha, filho de Lula.

Assim que foi anunciado, a escolha causou surpresa, já que ele tinha uma candidatura ao Senado em andamento.

Carreira na segurança pública

Antes de entrar na política, Alfredo Gaspar construiu sua carreira na área da segurança pública. Ele atuou como promotor de justiça por mais de 20 anos e ganhou projeção local em Alagoas pelo trabalho no combate ao crime organizado.

Em 2015, foi convidado pelo então governador Renan Filho (MDB) para comandar a Secretaria de Segurança Pública do estado. Depois de deixar o cargo e voltar ao Ministério Público, foi eleito duas vezes seguidas Procurador-Geral da Justiça de Alagoas.

Apoio de aliados de Lula

Em 2020, Gaspar se aposentou para disputar a Prefeitura de Maceió com o apoio de Renan Filho, que estava no grupo dos Calheiros, historicamente ligado ao presidente Lula. Ele foi derrotado no segundo turno por João Henrique Caldas (PL), o JHC.

No ano seguinte, voltou à Secretaria de Segurança Pública, mas rompeu politicamente com o grupo dos Calheiros antes da sucessão estadual de 2022. Depois disso, concorreu a deputado federal pelo União Brasil e foi eleito.

Mudança para o bolsonarismo

Recentemente, Gaspar trocou o União Brasil pelo PL, a convite do próprio Flávio Bolsonaro, e assumiu a presidência do partido em Alagoas. Essa mudança mostrou sua aproximação com o bolsonarismo e abriu espaço para ele ganhar projeção nacional.

Ele ganhou destaque ao ser relator da CPMI do INSS, onde apresentou um relatório pedindo o indiciamento de 216 pessoas suspeitas de fraudes contra aposentados e pensionistas. O relatório também pedia o indiciamento de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho de Lula.

Surpresa na véspera da convenção

Até ser anunciado como vice de Flávio Bolsonaro, Gaspar liderava as pesquisas de intenção de voto para o Senado em Alagoas.

Cerca de 11 horas antes do anúncio, ele havia publicado uma mensagem comemorando sua candidatura ao Senado, afirmando: "Hoje eu dei mais um passo na missão de servir ao povo de Alagoas. Sou candidato ao Senado Federal com a mesma coragem, determinação e compromisso que marcaram toda a minha vida".