Liderando nas intenções de voto da primeira rodada de pesquisa do instituto Olhar Dados, realizada em Várzea Grande e publicada com exclusividade pelo portal Olhar Direto, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), também é quem tem a maior rejeição por parte da população da Cidade Industrial. Ele aparece tecnicamente empatado com o ex-vereador Kalil Baracat.
Apesar de ser o candidato com a maior rejeição dos entrevistados – com 16,3% -, Emanuelzinho não tem grande distância do ex-vereador Kalil Baracat (MDB), soma a desaprovação de 14,8% dos que responderam ao questionário feito pelo instituto Olhar Dados.
Ambos aparecem tecnicamente empatados, devido a margem de erro da pesquisa, que é de cinco pontos percentuais para mais ou menos.
Na sequência, aparece o empresário Flávio Vargas (PSB), com 8,4% de rejeição. Porém, ainda às vésperas do início da campanha, a indefinição é bastante grande. Isso se reflete na porcentagem de pessoas que não souberam ou não quiseram responder, que foi de 53,8%. Os que votariam em branco, nulo ou nenhuma das alternativas foram 6,7%.
Questionados sobre a possibilidade de votar em Emanuelzinho para prefeito, 24,9% disseram que não votariam de jeito nenhum; 19,5% que poderiam votar; 21,7% que votariam e 33,8% não souberam ou preferiram não responder.
Perguntados sobre a possibilidade de votar em Flávio Vargas para prefeito, 18,5% disseram que não votariam de jeito nenhum; 23,7% que poderiam votar; 12,1% que votariam e 45,7% não souberam ou preferiram não responder.
Questionados sobre a possibilidade de votar em Kalil Baracat para prefeito, 17,8% disseram que não votariam de jeito nenhum; 24,0% que poderiam votar; 24,0% que votariam e 34,3% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa
Olhar Dados é mais um produto do portal Olhar Direto. Neste primeiro levantamento, feito em Várzea Grande, o instituto realizou 405 entrevistas entre os dias dez e 14 de setembro para captar a percepção geral da população da Cidade Industrial a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT00397/2020. A margem de erro é 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.