02 de maio de 2025

? ºC Cuiabá-MT

STF manda soltar conselheiro flagrado jogando cheques em lixeira

Polícia 01/08/2020 10:08

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu habeas corpus ao conselheiro afastado do Tribunal de Contas (TCEMT), Waldir Júlio Teis em decisão publicada nesta sexta-feira (31).

Conforme a defesa patrocinada por Diógenes Curado, Teis pertence ao grupo de risco da Covid-19 por ter 66 anos e outras comorbidades. Ele está em uma área reservada para presos com prerrogativa, no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), anexo ao antigo Presídio Carumbé.

Waldir Teis foi preso no dia 1º de julho pela Polícia Federal, suspeito de ter embaraçado a investigação de infração penal, no âmbito da Operação Ararath, deflagrada pela polícia judiciária da União.

A prisão dele acontece um dia após ele ser denunciado pela Ministério Público Federal (MPF). A queixa descreve a tentativa do conselheiro afastado do TCE de embaraçar a atividade da polícia judiciária que, em 17 de junho, cumpria mandados de busca e apreensão em um escritório em Cuiabá, durante a 16ª fase da Ararath- denominada Operação Gerion.

De acordo com MPF, ao notar que os policiais se concentravam em uma segunda sala, Teis recolheu uma série de talões de cheques com cifras milionárias e outras folhas assinadas mas sem preenchimento do valor, que estavam em sala ainda não analisada pelas autoridades. Mas acabou sendo flagrado, e o material, que havia sido jogado numa lixeira, foi recolhido.

 

Em seguida, Waldir começa a descer as escadas do prédio de maneira acelerada. Porém, o agente se mantém na “perseguição” para tentar ver quais os próximos passos do conselheiro.

Ao chegar ao que parece ser um subsolo, o conselheiro para em frente ao elevador da entrada de serviço, tira alguns papeis do bolso e os coloca em uma lixeira. Nas imagens, é possível ver que o conselheiro não havia percebido que estava sendo acompanhado.

Na sequência, Teis é “abordado” pelo policial que começa a fazer questionamentos ao conselheiro. Logo após, o agente abre a lixeira e começa a fazer gravações com um celular. Enquanto isso, Teis estende o braço e se apoia na parede do elevador, desolado.


Copyright  - A Noticias de HJ - Todos os direitos reservados  - [email protected]