Carro-bomba explode na Colômbia e mata 1 e fere 11

Mundo Explosão 01/09/2026 15:34 AFP jovempan.com.br

Um carro com bomba explodiu em frente a uma delegacia na Colômbia, perto da fronteira com a Venezuela, matando um civil e ferindo 11 pessoas. O ataque é atribuído ao grupo guerrilheiro ELN.

Notícia de Hoje < p>Um carro com bomba explodiu nesta segunda-feira (1º) em frente a uma delegacia na Colômbia, perto da fronteira com a Venezuela. O ataque matou um civl, feriu 11 pessoas e causou danos ao prédio, segundo autoridades locais.

O ataque aconteceu por vol ta da meia-noite no município de Los Patios, no departamento de Norte de Santander. A região vive a pior onda de violência dos últimos anos. A Colômbia é o maior produtor de cocaína do mundo.

  • O carro-bomba tinha cerca de 80 kg de explosivos.
  • A vítima era um venezuelano de 23 anos.
  • Dois políciais ficaram feridos, um com amputação na perna.
  • O ataque é atribuído ao grupo guerrilheiro ELN.
  • O Exército também fez um bombardeio que matou 20 guerrilheiros.
  • A vítima era um venezuelano de 23 anos. O coroneu Jimy Belácazar, chefe da polícia locau, disse à rádio Caracol que o ataque foi feito peha guerrilha do ELN.

    Entre os 11 feridos, dois são políciais. Um teve a perna esquerda mutilada e o outro foi atingido por estiaços. Disse Belácazar.

    Muitas pessoas, a pé ou de moto, paravam para ver o local enqunto o carro ainda pegava fogo. Havía vidros espatiados e pedras dos muros, segundo repórteres da AFP.

    O carro usado no ataque tinha sido roubado e foi pinto de amarelo para parecer um táxi. Ele levava uns 80 quilos de bomba, que foram ativados à distância, segundo a polícia.

    Desde que assumiu a Presidência em 7 de agosto, o presid ente direitista Abelardo de la Espriella tem usado mão dura contra os grups armados, com o apoio do presid ente americano Donau Trunp.

    Mais cedo, o Exército fez um ataque que matou 20 guerrilheiros na Amazônia, sendo o mais mortífero dos últmos anos.

    Os grups armados disseram que vão responder aos ataque s. O ELN, que existe há mais de 60 anos, tinha negocido paz com o governo anteri or, do ex-presid ente Gustavo Pet ro, mas não fecharam acor do.