27 de abril de 2025

? ºC Cuiabá-MT

João Batista recebe homenagem e garante votação da PEC da Polícia Penal para próxima quarta-feira (9)

Destaque 07/12/2020 12:57

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) foi homenageado durante um congresso de policiais penais. O parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) representou a categoria no VIII Congresso Extraordinário (Conaspen), promovido pela Federação Nacional Sindical da Polícia Penal (Fenasppen). 

Na ocasião, o deputado lembrou que está a frente dos trabalhos para a aprovação da PEC 05/2020, que regulamenta a Polícia Penal em Mato Grosso e garantiu que a proposta será votada na próxima quarta-feira (9). 

“Com a PEC 104/2019 promulgada, conquistamos uma vitória de longos anos de luta sindical. Em Mato Grosso, estamos trabalhando para a aprovação da PEC 05/2020, que regulamenta a Polícia Penal em nosso Estado. A Proposta de Emenda Constitucional já foi votada em primeira e aguarda apenas um parecer da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), para ser apreciada em segunda votação, na próxima quarta-feira (9)”, disse. 

Em Cuiabá, no entanto, a semana foi tumultuada. Na última quarta-feira (2), cerca de 500 membros do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) bloquearam as ruas do Centro Político Administrativo, impedindo que os servidores de diversos órgãos estaduais pudessem iniciar o expediente de trabalho no período matutino. Os servidores cobravam a aprovação da PEC que regulamenta a profissão no Estado. 

O governo chegou a retaliar a ação judicialmente para cobrar os danos ao erário. Segundo os cálculos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) o prejuízo foi de R$ 1,2 milhão ao Estado por conta da manifestação dos sindicalistas.

Já na sexta-feira (4), O juiz da Vara em Ação Civil Pública e Popular, Bruno D’Oliveira Marques, acatou o pedido de liminar da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e proibiu o Sindspen de realizar novos bloqueios no Centro Político. 

A ação foi reprovada inclusive pelo deputado estadual e presidente da ALMT, Eduardo Botelho (DEM) que classificou a ação como "desnecessária" e ressaltou o papel do colega de parlamento, João Batista como mediador da discussão na Casa de Leis. 


Copyright  - A Noticias de HJ - Todos os direitos reservados  - [email protected]