O Santuário dos Elefantes Brasil localizado em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) informou que parte da região já foi atingida pelo incêndio na última semana. Os cinco animais que estão no local (Maia, Rana, Lady, Mara e Bambi) foram levadas para os recintos adjacentes à área médica, que totalizam uma área de dois hectares. As elefantas estão se alimentando bem e não apresentaram nenhum sinal de estresse ou reação adversa.
Conforme a entidade, as altas temperaturas, a seca excessiva, o atraso da chegada da estação de chuvas e os ventos fortes têm contribuído para que o agravamento dos incêndios. Equipes do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso têm trabalhado nos últimos seis dias na região e, há três, nas propriedades vizinhas e no Santuário.
Na última sexta-feira (9), um dos vizinhos tentou utilizar a técnica de contra-fogo e foi malsucedido. A tentativa frustrada somada ao terreno irregular e à mudança dos ventos fez com que as chamas se alastrassem rapidamente em direção ao Santuário.
"Uma vez determinada a magnitude do incêndio, a equipe do SEB colocou o plano de contingência em ação com nossos próprios equipamentos, como tratores e caminhão pipa, além de contar com a ajuda de bombeiros, brigadistas e vizinhos. Temos recebido ligações, ajuda operacional e apoio emocional de inúmeras pessoas, às quais agradecemos profundamente”, diz a SEB em trecho de uma publicação no Facebook.
“Agradecemos também as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso, que trabalharam incansavelmente, por dias e noites, no Santuário e nas propriedades vizinhas, para garantir a segurança de pessoas e animais, e a Superintendência", ressalta.
Veja vídeo e publicação na íntegra