O governador Mauro Mendes (DEM) saiu em defesa da volta às aulas presenciais em Mato Grosso, que estão suspensas há seis meses em decorrência da pandemia de coronavírus. Para o chefe do Estado, diversas atividades econômicas já estão de volta ao trabalho.
Durante cumprimento de agenda no município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), na última sexta-feira (2), Mendes foi questionado sobre o retorno das aulas na Universidade de Mato Grosso (Unemat).
"Não podemos prejudicar ninguém. As atividades econômicas estão praticamente trabalhando normalmente, então porque as escolas não podem começar a voltar? As pessoas estão indo para praça, estão indo para empresas, se reunindo em família", disse durante coletiva à imprensa.
Apesar do aumento de casos de Covid-19 em Mato Grosso, o governador apontou que a situação está sob controle. O democrata, no entanto, alertou para os cuidados preventivos da doença.
"Já temos que começar a pensar nisso [retorno das aulas]. Graças a Deus está sob controle, mas temos que continuar tomando cuidado, continuar com nossas medidas preventivas não farmacológicas. Gradativamente estamos retomando nossas atividades no país e em Mato Grosso", finalizou.
Seduc faz planejamento
Conforme noticiado pelo Hipernotícias, a secretária de Estado de Educação Marioneide Kliemaschewsk declarou que a pasta está finalizando uma pesquisa com os pais em relação ao retorno das aulas. Ainda sem previsão, a Seduc propôs avaliação para retornar com os dos 3º anos do Ensino Médio e com revezamento.
"Ainda não temos uma data definida, mas já estamos nos planejando e preparando todas as nossas organizações internas para esse retorno. Tudo tem que ser muito bem estruturado e com segurança, seguindo as regras apontadas no protocolo e com a anuência do gabinete de situação”, pontuou.