O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que a partir desta quinta-feira (23) estará aberto ao público o Centro de Triagem para tratamento precoce da Covid-19, na Arena Pantanal, em Cuiabá. A estrutura contará com uma equipe médica que fornecerá testagem rápida e a distribuição do ‘Kit-Covid’ sob prescrição médica.
baixada cuiabana no enfrentamento do coronavírus, visto que Mato Grosso é considerado um dos estados que atravessa o pico da pandemia. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 34.604 casos e 1.348 em decorrência da doença.
A capacidade de atendimento será de pelo menos 600 pessoas por dia, distribuídos em três períodos. Neste primeiro momento, a unidade funcionará de segunda a sábado e posteriormente se estenderá aos domingos.
O democrata declarou que esse tipo de atendimento é de responsabilidade da atenção básica, ou seja, por parte das prefeituras municipais, entretanto ele assegurou que o Estado entende as dificuldades na aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual para tramento de pessoas diagnosticadas com a doença.
“Sempre disse isso e vamos continuar afirmando que é responsabilidade da atenção primária, das prefeituras municipais em oferecer esse tipo de atendimento, já que essas unidades de saúde são a porta de entrada de pacientes diagnosticados com a doença. Entendemos as dificuldades na aquisição de medicamentos e testes rápidos”, disse nesta segunda-feira (20) em coletiva à imprensa.
Mendes destacou ainda que só foi posível a construção do Centro de Triagem, a partir do momento em que o Ministério da Saúde mudou o protocolo de atendimento nos pacientes com a doença. "Muitos nos questionaram sobre a criação do Centro de Triagem não ter sido feito há muito tempo, mas antes, a recomendação era procurar uma unidade saúde somente quando os sintomas estiverem graves. Já hoje, a recomendação é procurar um médico logo no início da doença, evitando então que a pessoa ocupe um leito hospitar estando em estado avançado de infecção", assegura.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo destacou que a distribuição do 'Kit-Covid' só será feita sob prescrição médica e não distribuídos de forma massiva. "Importante frisar que os medicamentos utilizados no tratamento precoce da doença são todos já protocolizados pelo Ministério de Saúde e já disponibilizados por diversos estados. Mas a distribuição do kit só será feita sob prescrição médica dos nossos profissionais", ressalta.