02 de maio de 2025

? ºC Cuiabá-MT

Exame revela que bebê de 9 meses não morreu de Covid

Destaque 10/07/2020 13:14

Secretário de Saúde comunicou resultado do exame nesta sexta-feira

Exame realizado pelo laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, descartou a Covid-19 como causa da morte de um bebê de apenas nove meses, morador do município de Sorriso (420 Km de Cuiabá). O exame ficou pronto ainda nesta quinta-feira (9), mesmo dia em que o garotinho morreu numa unidade de saúde de Cuiabá, onde fazia tratamento após ter sido transferido às pressas. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorriso confirmou que o resultado negativo para a Covid-19 foi enviado ainda na noite de quinta-feira para a Secretaria Municipal de Saúde. Pela manhã desta sexta-feira (10), o secretário municipal de Sáude, Luís Fábio Marchioro, comentou sobre o resultado do exame durante a entrevista virtual transmitida na página da Prefeitura no Facebook.

Com a hipótese de Covid-19 descartada, a causa da morte do bebê ainda permanece indefinida e deverá ser investigada. Na transmissão, ele comemorou o fato de o Município estar completando 48 horas sem registrar qualquer óbito em decorrência do novo coronavírus.

"Temos aí mais de uma dezena de sorrisenses que estão em UTI lutando pela vida, alguns há um mês já na UTI. Nós estamos torcendo e rezando por eles, mas nas últimas 48h não tivemos, não era normal nós passarmos 48h sem óbito porque passamos os últimos 10 dias tendo óbitos todo dia", observou o secretário.

Em seguida, comunicou o resultado do exame realizado no recém-nascido. "Aquele bebê de nove meses que faleceu ontem que anunciamos aqui como suspeito, nós recebemos o resultado ontem a noite e veio negativo. Então, esse bebê que estava entre os suspeitos não faleceu por covid-19", esclareceu.

Ainda na transmissão, o gestor ressaltou que isso não é motivo de comemoração nenhuma. "É uma tristeza muito grande porque perder a vida de uma criança, de um bebê, seja qual for a doença, nós sentimos muito, isso é muito dolorido. Então, não foi por coronavírus, o falecimento foi por agravamento de algum outro quadro de saúde", ponderou. 

Inicialmente, menino foi atendido no Hospital e Maternidade 13 de Maio, unidade particular, no último domingo (5) em Sorriso. Ao passar por uma avaliação, o médico confirmou que os pulmões dele estavam bastante comprometidos.

Após sofrer uma parada cardiorrespiratória, o bebê foi transferido e intubado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na Baixada Cuiabana. Porém, não resistiu e morreu na manhã de quinta-feira. 

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a tarde desta quinta-feira, já tinham sido registrados 1.192 casos de covid-19 em Sorriso e 22 mortes. O município é o quarto no ranking das cidades com mais registros da doença.

 


Copyright  - A Noticias de HJ - Todos os direitos reservados  - [email protected]