Às vésperas da 23ª Goiânia Mostra Curtas, os preparativos para a noite de abertura já começaram. A abertura do festival acontecerá no dia 7 de outubro (terça-feira), no Teatro Goiânia, a partir das 20h. Como acontece todos os anos, para abrilhantar a noite, na programação teremos um pocket show da cantora, compositora e produtora musical Jaloo!
Jaloo é conhecida por sua arte mutante e evolução contínua, ela irá apresentar no Pocket Show músicas de seus quatro álbuns #1 (2015), ft. (pt. 1) (2019), Os Amantes (2021) e o mais recente lançamento Mau (2023). Com o repertório: Ocitocina, Ah! Dor! + Last dance, Vem + A cidade, Insight + Chuva, Say Goodbye, Profano, Q.S.A, Eu te amei, Céu azul, Pa Parará.
Jaloo se vê como um ser mutante. Surgiu andrógina, adotou cabelos mais longos, assumiu a cabeça raspada e não para por aí. As mudanças poderiam ser apenas estéticas, mas nenhum movimento é solitário. “Tudo faz parte de um ciclo, de um momento e também do meu processo criativo. Vivo em constante movimento”, comenta a artista.
Diretora-geral da 23ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, revela a expectativa para que a abertura do festival fique na memória afetiva do público. “A alegria da Goiânia Mostra Curtas é se reinventar a cada ano. Trazer a força criativa da cantora Jaloo para nossa abertura é a confirmação de que estamos sintonizadas com o agora. Ela personifica a nossa história de um festival que ousa se renovar a cada edição.”, afirma.
O Pocket Show de Jaloo conta com Apoio do Sesc/Fecomércio/Senac de Goiás.
A noite de abertura contará ainda com homenagem à atriz e diretora Marcélia Cartaxo. A exibição do filme Umbilina e sua grande rival (Direção: Marlon Meirelles, 2024), protagonizado pela atriz. Homenagens póstumas à Zita Carvalhosa (1960 – 2025), produtora audiovisual e criadora do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo e Jean-Claude Bernadet (1936 – 2025), crítico de cinema, ensaísta, professor, roteirista, escritor e diretor.
Pocket Show:
- Data: 7 de outubro de 2025 (terça-feira) – Abertura do festival
- Horário: 20 horas
- Local: Teatro Goiânia
- Gratuito
23ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS
Ao longo de mais de duas décadas, a Goiânia Mostra Curtas construiu uma sólida reputação como espaço de fomento, experimentação e encontro entre realizadores, críticos, estudantes e o público geral. Reconhecido nacionalmente como um dos festivais mais longevos e relevantes dedicados ao curta-metragem no Brasil, o festival já recebeu milhares de filmes e se consolidou pelo compromisso com a diversidade cultural, a valorização regional e a democratização do acesso ao audiovisual. Mais do que uma vitrine para produções de curta duração, o festival se firmou como um território fértil para o surgimento de novas linguagens, estéticas e formas de narrar o país.
Além das exibições de 89 filmes, em 5 mostras o festival oferece uma ampla programação, com curso, aula, laboratórios de roteiros, estudo de caso, encontros com realizadores de filmes, lançamentos literários, homenagens, roda de conversa, pocket show e ações de formação de plateia — tudo gratuito e aberto ao público. Essas atividades promovem o encontro entre gerações, fortalecem redes de colaboração e conhecimento e reafirmam a importância do curta-metragem como espaço legítimo de invenção artística e crítica social. Ao se reinventar a cada edição, a Goiânia Mostra Curtas segue como um dos principais motores do audiovisual independente no Brasil, sempre atenta às transformações do tempo presente.
PARCEIROS
23ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre 7 e 12 de outubro de 2025. É uma realização do Icumam Cultural, com Patrocínio: Rodonaves-Transportes. Apoio financeiro: Programa Goyazes 2025, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, Governo do estado de Goiás. Apoio institucional: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Goiânia. Apoio: Sesc/Fecomércio/Senac-Goiás.
A 23ª Goiânia Mostra Curtas é realizada com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.