Equipes realizavam policiamento na zona rural conhecida como Carrapicho, região metropolitana da Capital
Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resgataram, na noite desta sexta-feira (2.1), um jacaré que estava enganchado em uma rede de pesca, em Várzea Grande.
Durante o policiamento ostensivo na zona rural conhecida como Carrapicho, as equipes se depararam com o animal enrolado em uma rede de pesca, nas proximidades do rio Cuiabá.
De maneira imediata, os policiais adotaram procedimentos de segurança e manejo, realizando a contenção controlada e o desengate da rede, evitando ferimentos ao jacaré e garantindo também a integridade da equipe.
Após a retirada completa do material e a verificação visual das condições do animal, o jacaré foi libertado e devolvido ao seu habitat natural, em segurança.
O comandante da unidade, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, alertou sobre o uso indevido de apetrechos de pesca e os impactos ao meio ambiente.
"A ocorrência reforça a importância do cuidado com apetrechos de pesca e o combate a práticas ilegais. Em Mato Grosso, redes de malha são proibidas pela legislação de pesca, e seu uso, além de irregular, pode causar graves impactos ambientais, incluindo o emalhe acidental de animais silvestres, como jacarés, quelônios e aves aquáticas", ressaltou.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do telefone 190 ou do número 0800 065 3939.







