Nada menos que 368 denúncias de violência contra a pessoa idosas foram registradas no disque 100 em Mato Grosso durante o período da isolamento social, desde março. Os números são da ouvidoria do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Segundo o Ministério, durante essa situação quarentena a pessoa idosa fica mais vulneravél, se torna mais fragíl e facíl de ser violentado, coagido, torturado e obrigado a tomar decisões sobre sua vida e seus bens, mesmo contra a sua vontade.
As denúncias de violações contra pessoas idosas representam 30% do total de denúncias recebidas pelo Disque 100. De acordo com uma cartilha distribuída pelo órgão, já foram contabilizados 48,5 mil registros referentes à denúncias de violações de direitos das pessoas idosas no país. Os números colocam os idosos na segunda colocação entre os grupos mais vulneráveis, atrás apenas de crianças e adolescentes, com 86,8 mil denúncias (55% do total).
Atualmente o Brasil superou a marca dos 30,2 milhões de idosos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo IBGE. Este crescimento dos números de pessoas idosas no país revela desafios a serem superados, entre eles, os casos de violência contra os idosos.
No gráfico abaixo temos a amostragem do gráfico da evolução de denúncias registradas na ouvidoria do Ministério da Mulher, Família e Dos Direitos Humanos (MMFDH) entre os meses de março a Maio de 2020 no Brasil.