02 de maio de 2025

? ºC Cuiabá-MT

Violência contra idosos aumenta durante pandemia, aponta ministério

Cidades 01/07/2020 09:18

Nada menos que 368 denúncias de violência contra a pessoa idosas foram registradas no disque 100 em Mato Grosso durante o período da isolamento social, desde março. Os números são da ouvidoria do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Segundo o Ministério, durante essa situação quarentena a pessoa idosa fica mais vulneravél, se torna mais fragíl e facíl de ser violentado, coagido, torturado e obrigado a tomar decisões sobre sua vida e seus bens, mesmo contra a sua vontade.

As denúncias de violações contra pessoas idosas representam 30% do total de denúncias recebidas pelo Disque 100. De acordo com uma cartilha distribuída pelo órgão, já foram contabilizados 48,5 mil registros referentes à denúncias de violações de direitos das pessoas idosas no país. Os números colocam os idosos na segunda colocação entre os grupos mais vulneráveis, atrás apenas de crianças e adolescentes, com 86,8 mil denúncias (55% do total). 

Atualmente o Brasil superou a marca dos 30,2 milhões de idosos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo IBGE. Este crescimento dos números de pessoas idosas no país revela desafios a serem superados, entre eles, os casos de violência contra os idosos.

"Entre os fatores e causas dessa violência, podemos elencar a desvalorização e falta de respeito pelo idoso e o desconhecimento dos diretos garantidos pelo Estatuto do Idoso. A população idosa sempre esteve em uma condição de vulnerabilidade em condições normais, entretanto, a pandemia aumentou o risco iminente, mas o isolamento social é conduta sanitária para reduzir os casos de transmissão de COVID-19" frisa trecho da cartilha.

No gráfico abaixo temos a amostragem do gráfico da evolução de denúncias registradas na ouvidoria do Ministério da Mulher, Família e Dos Direitos Humanos (MMFDH) entre os meses de março a Maio de 2020 no Brasil.

 


Copyright  - A Noticias de HJ - Todos os direitos reservados  - [email protected]