O Twitter foi obrigado por um tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos, a divulgar a identidade de um dos seus usuários, acusado de difamação no Reino Unido.
A rede social entregou o nome, email e número de telefone do cidadão, britânico, suspeito de fazer acusações anônimas ao conselho da cidade de South Tyneside, na Inglaterra. As informações são do jornal The Guardian.
A corte local levou a batalha judicial à Suprema Corte da Califórnia pois é nesse estado onde o Twitter é sediado. De acordo com o Guardian, esta pode ser a primeira vez em que o Twitter se rendeu à pressão judicial para identificar usuários anônimos.
Empresas brasileiras criticam situação atual, mas são contra mudanças nas leis de mídia
De acordo com a BBC, Ahmed Khan, vereador independente e principal suspeito de ser o Mr. Monkey — nome da conta visada pela justiça de South Tyneside –, revelou ter sido contatado pelo Twitter e obrigado a divulgar a informação sobre sua identidade, mas negou a autoria dos comentários. Segundo ele, se trata de uma situação “orwelliana” e uma violação de seus direitos.
Após a decisão, ele recebeu uma mensagem eletrônica do site avisando que os dados da conta seriam entregues à justiça. Khan disse também que o conselho não chegou a avisá-lo da acusação e que teve apenas 14 dias para apresentar sua defesa. Para isso precisou contratar um advogado e viajar até os EUA, pagando todas as despesas.
O caso teve ampla repercussão no Reino Unido, sobretudo após o jogador de futebol Ryan Giggs apresentar queixa em um tribunal de Londres para obrigar o Twitter a divulgar a identidade de todos os usuários que publicaram comentários sobre uma suposta relação extra-conjugal.
Treinamento PMP, PMP, PMI, Cursos, Curso SAP, Cobit, Itil, Iphone, Ipad, PMI 4 Edicao,
Treinamento, Gerenciamento de Projetos, Pmi Pmbok, Certificação PMP, Projeto PMI, Curso
0 Comments
You can be the first one to leave a comment.