Trabalhadores têm até hoje para sacar PIS e PASEP

dinheiro real tratada 04 Trabalhadores têm até hoje para sacar PIS e PASEPFoi aprovado nesta terça-feira, 28, pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o calendário de pagamento do PIS e Pasep, exercício 2011/2012, referente ao ano-base 2010. De acordo com o Codefat, cerca de 19,6 milhões de trabalhadores tem o direito a receber o beneficio, o que representa um aumento de 6% comparado ao anterior, onde no total serão pagos R$ 10,7 bilhões.

Tem direito a receber o benefício pessoas que trabalharam com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias em 2010, ganhando, em média, até dois salários mínimos e que estejam inscritos no PIS ou Pasep há cinco anos e ter sido informado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

Para os trabalhadores de empresas que tem convênio, o depósito do abono será feito no dia 18 de julho, mas os saques poderão ser feitos a partir do dia 11 de agosto, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Já o fim do prazo para retirar o dinheiro é em 29 de junho de 2012.

Para os trabalhadores que ainda não retiraram o abono 2010/2011 referente ao ano-base de 2009, tem até hoje para fazer o saque. Foram identificados 18,5 milhões de pessoas com direito ao beneficio. “Esse abono é referente às pessoas que trabalharam no ano de 2009. O pagamento começou em junho do ano passado e acaba hoje. Quem não recebeu o abono, seja como crédito em conta ou através do cartão cidadão, pode vir na agência e verificar se tem direito ou não de realizar o saque”, explicou o gerente de atendimento da Caixa Econômica, Emerson Benedetti.

Se o valor não for sacado até a data limite, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e o beneficiário não poderá receber o abono, conforme disse Emerson. “Se perder o prazo, para o abono ele perde o direito. No caso das pessoas que tem rendimento sobre as cotas, que é um número muito pequeno de pessoas, isso vai se incorporar ao saldo do PIS. Mas o abono do PIS ele perde o direito. Daqui a 15 dias mais ou menos já começamos a pagar para o exercício de 2010”, afirmou.

Quem estiver inscrito no PIS recebe o abono salarial nas agências da Caixa. Os trabalhadores que tiverem o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, também podem fazer o saque em loterias, Caixa de Autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Já os inscritos no Pasep, o saque tem que ser efetuado em uma agência do Banco do Brasil. E para retirar o benefício, é necessário apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou Pasep.

Em Teresópolis, de acordo com Emerson, os trabalhadores desde o ano passado já vem sacando o abano salarial. Para o gerente de atendimento da Caixa, ainda falta poucas pessoas para retirar o benefício. “Acredito que não tenha um número muito grande de pessoas que não receberam. Não reparamos e não percebemos nessas últimas semanas, mesmo com os trabalhadores recebendo aviso através de celular e pela imprensa, um aumento muito grande de pessoas vindo aqui. Acreditamos então que as pessoas, com o cartão cidadão já vieram recebendo ao longo do tempo e fizeram jus a esse abono”, finalizou.

Segundo a Caixa Econômica, até o dia 26 de junho, em todo o país, 17.434.137 trabalhadores já tinham sacado o abono salarial, o que representa uma cobertura de 94,22%.

Treinamento PMP, PMP, PMI, Cursos, Curso SAP, Cobit, Itil, Iphone, Ipad, PMI 4 Edicao, Treinamento, Gerenciamento de Projetos, Pmi Pmbok, Certificação PMP, Projeto PMI, Curso PMP, Funcional

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment