Taxa de desemprego recua pela 2ª vez no ano e registra o menor nível da história para maio

Assim como em abril, a taxa de desemprego no Brasil diminuiu em maio, de 6% para 5,8%, segundo a PME (Pesquisa Mensal do Emprego) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (21). Trata-se do segundo recuo mensal do ano e o menor nível do desemprego para o mês de maio desde o início da série histórica, que começou em 2002.

A pesquisa de emprego do instituto é realizada em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Na relação de maio de 2012 com o mesmo mês de 2011, houve recuo de 0,6 ponto percentual na taxa de desemprego, já que, naquele mês, a desocupação atingiu 6,4%.

Agora, o Brasil tem cerca de 1,4 milhão de pessoas desocupadas — praticamente o mesmo nível de abril. No entanto, o número representa uma queda de 7,1% em relação a maio do ano passado, ou 107 mil pessoas desempregadas a menos.

Por outro lado, a população ocupada chegou a 23 milhões em maio, alta de 1,2% em relação a abril. Deste total, 11,2 milhões têm carteira de trabalho assinada e estão no setor privado — mesmo nível de abril deste ano. Em relação a maio de 2011, houve um avanço de 3,9% no volume de carteiras de trabalho assinadas, o que representa 427 mil trabalhadores formais a mais.

O salário médio real dos empregados ficou praticamente o mesmo em relação a abril: R$ 1.725.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment