SP tem esquema de trânsito neste fim de semana para o GP Brasil de F-1

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans, empresa que gerencia o transporte coletivo em São Paulo, montaram um esquema especial para facilitar o acesso ao autódromo de Interlagos, na zona sul da capital, neste fim de semana para a realização do GP Brasil de F-1.

São esperadas cerca de 150 mil pessoas, 80 mil delas concentradas no dia da corrida, domingo (25). Segundo a CET, metade do público deve chegar em veículos próprios e o restante por meio de transporte coletivo. Não haverá vagas de estacionamento em frente ao autódromo, mas foram criadas 27 mil vagas no entorno.

Participam da operação 1.310 agentes da CET em 384 veículos e 16 guinchos. As alterações no trânsito serão comunicadas ao público por meio de mil placas, faixas e banners instalados somente para o evento. Também serão utilizados 1.600 cavaletes, 800 cones e 200 rolos de fita para sinalização. A fiscalização será realizada por um efetivo de 380 policiais do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), em 330 veículos.

TRÂNSITO

A partir das 5h deste sábado, serão montados bloqueios fixos na avenida Interlagos. No trecho entre a avenida João Paulo da Silva e a praça Moscou, há sentido único de circulação, no sentido bairro.

As linhas de ônibus da região com destino ao centro estão sendo desviadas no cruzamento da avenida Senador Teotônio Vilela com a rua Padre José Garzotti, seguindo pela rua Juan Gonzales Vila, rua Mangaratiba, rua Suape, avenida Jacinto Julio até a avenida João Paulo da Silva, retornando para a avenida Interlagos.

Também será implantada mão única na avenida do Jangadeiro, avenida Jacinto Júlio, rua Manoel de Teffé e avenida João Paulo da Silva, no sentido centro. A avenida Senador Teotônio Vilela, entre a avenida do Jangadeiro e avenida Interlagos, foi bloqueada ao trânsito para evitar acidentes com pedestres. Já a ponte Vitorino Goulart da Silva tem sentido duplo de circulação, para o acesso dos bairros Cidade Dutra e Grajaú, e os portões Z, G, S, V, K, F, R, E, H e N do autódromo.

O acesso de veículos aos portões 7 e 8 do autódromo será feito por faixa adicional da avenida Interlagos, ou seja, pela pista sentido centro, com acesso pelas avenidas João Paulo da Silva e Rio Bonito. Na saída do treino de sábado, a ponte Jurubatuba e a rua Miguel Yunes terão sentido duplo de circulação.

TRANSPORTE PÚBLICO

A SPTrans criou seis linhas temporárias que partem de locais da cidade diretamente para o autódromo. A empresa disponibilizou 350 ônibus para o serviço, que deve ter partidas com intervalos de cinco a dez minutos. A tarifa é de R$ 25 (ida e volta) ou R$ 15 (só ida ou volta), sem venda antecipada. Todos os ônibus são acessíveis, mas nos locais de embarque também há vans do serviço Atende para o transporte gratuito de pessoas com deficiência.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai diminuir os intervalos entre os trens na linha 9-Esmeralda nos dois dias do evento. A estação Autódromo, na rua Plínio Schmidt, fica a cerca de 600 metros do portão G do autódromo.

POLICIAMENTO

Cerca de 3.000 policiais militares são responsáveis pelo policiamento na região do autódromo de Interlagos, segundo informações da corporação. Duas bases fixas da Delegacia de Atendimento ao Turista foram montadas no setor G e no portão 7 para o registro de ocorrências, e 43 policiais civis e militares fluentes em inglês, francês, alemão, italiano e japonês estão no evento para auxiliar turistas.

O Corpo de Bombeiros conta com 200 homens responsáveis por prevenir e combater possíveis incêndios, além de socorrer, se preciso, pilotos acidentados. Além do reforço do policiamento, também serão deslocados 270 carros, 342 motos, 80 cavalos e quatro aeronaves da PM.

RECOMENDAÇÕES DA CET E DA PM

  • Procure conhecer antes o melhor itinerário para o autódromo;
  • Use preferencialmente o transporte público;
  • Evite usar bolsas, mochilas, joias e objetos de valor –leve apenas documento, cartões e dinheiro necessário;
  • Leve protetor solar, capa de chuva e protetor auricular;
  • Evite comprar objetos de vendedores ambulantes;
  • Respeite a sinalização e as regras de trânsito;
  • Preste atenção na alteração de circulação das avenidas;
  • Observe a sinalização e a orientação dos técnicos da CET e da PM;
  • Permaneça nos locais de estacionamento se o trânsito estiver crítico;
  • Em caso de acidente sem vítima, desobstrua a pista até a chegada da CET ou da PM;
  • Ao parar o veículo para pedir informação, evite interromper o fluxo.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment