Sony anuncia PlayStation 4; console tem rede social própria e novo controle

A companhia japonesa Sony anunciou, nesta quarta-feira (20), em Nova York, a nova geração de seu console de videogames, o PlayStation 4. O evento, porém, terminou com mistérios: não foi mostrado o novo console ou mencionados preços e datas de lançamento.

Com uma arquitetura semelhante à de um PC potente, o PS4 terá uma rede social própria e um novo controle, chamado DualShock 4, que inclui o botão “compartilhar” para que os jogadores dividam imagens e vídeos de games com os amigos.

Além do botão, o controle tem outras novidades: uma área sensível ao toque logo ao lado do direcional e uma barra de luz entre os botões de ombro, para que o console possa rastrear a posição dos jogadores.

O serviço de transmissão on-line de vídeos Gaikai, comprado pela Sony por US$ 380 milhões no ano passado, será integrado ao PS4. Jogadores poderão testar games antes de comprar sem a necessidade de baixar arquivo algum, ou mesmo pedir ajuda para amigos quando estiverem com dificuldades em algum jogo.

O acesso on-line, para conversar com amigos e ver os jogos gravados ou ao vivo, poderá ser feito por meio de smartphones e tablets.

Diferentemente do PS3, o novo game permitirá atualização em segundo plano, ou seja, não será preciso esperar um download terminar, por exemplo, para que o usuário jogue ou faça outras coisas. Também será possível parar um jogo no meio, voltando, mais tarde, ao ponto exato.

O PS4 conta com 8 Gbytes de memória, o que permite games mais complexos, com gráficos ultradetalhados. O console não terá suporte aos jogos do PS3, mas a Sony afirmou que espera fornecer o serviço no futuro.

Marky Cerny, designer do PS4, disse que o videogame foi planejado para ser “totalmente social”. De acordo com ele, o usuário poderá acompanhar jogos de amigos, conhecidos e celebridades –se assim eles quiserem.

Segundo Cerny, o console foi criado para reconhecer o jogador. “Quanto mais você usa [o PS4], mais ele conhece o gamer e apresenta conteúdo que ele gosta. A meta é que ele possa prever qual o próximo game que o jogador quer comprar”, descreveu.

Andrew House, gerente de desenvolvimento da empresa, disse que o PS4 é a mais poderosa plataforma da nova geração. Apesar de a vedete da noite ser o PS4, ele prometeu que a Sony continua a investir no PlayStation Vita, console de games portátil.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PLAYSTATION 4

Processador
Processador customizado com chip único
CPU: x86-64 AMD “Jaguar” de baixo consumo, 8 núcleos
GPU: 1,84 TFLOPS, mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon Graphics

Memória
8 Gbytes GDDR5

Disco rígido
Embutido

Unidade óptica (apenas de leitura)
BD 6xCAV
DVD 8xCAV

Entrada e saída
Super-speed USB (USB 3.0) AUX

Comunicação
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
IEEE 802.11 b/g/n
Bluetooth® 2.1 (EDR)

Saídas de áudio e vídeo
HDMI
Saída de AV analógica
Saída digital (óptica)

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment