Sobe parcela de muito idosos em plano de saúde

A participação dos beneficiários de planos de saúde com mais de 80 anos cresceu de 12% em junho de 2000 para 17% no mesmo período deste ano entre os que têm mais de 60 anos, segundo o Iess, que representa empresas de saúde suplementar.

Subiu também, mas em menor proporção, a representatividade da faixa de 75 a 79.

Por outro lado, a parcela dos beneficiários com até 19 anos caiu de 31,8% para 25,4% do total no mesmo período. O dado é preocupante, segundo Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do instituto.

“A mudança demográfica da população brasileira apareceu antes no setor. O bônus demográfico no país vai acabar daqui a dez anos. Nos planos de saúde já começou.”

Para manter a sustentabilidade financeira na saúde suplementar, seria necessário mudar a determinação que proíbe que as empresas cobrem dos idosos valor superior a seis vezes o que pagam os beneficiários mais jovens.

“Outra solução seria desenvolver algum sistema de previdência”, diz.

A assistência ao idoso é um dos eixos prioritários da ANS, segundo a agência.

Entre as ações estão um estudo de iniciativas na área, a criação de indicadores e o estímulo às operadoras para que incentivem beneficiários da terceira idade a participarem de programas de acompanhamento da saúde.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment