Shows, bijuterias e viagens inflacionam preços de presentes do Dia das Mães

Quem decidir presentear a mãe levando-a a um show, comprando uma bijuteria ou um pacote turístico deve preparar ainda mais o bolso.

São esses os três itens que tiveram maior alta de preços, segundo levantamento do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da Fundação Getulio Vargas, ao comparar a inflação de 31 serviços e produtos relacionados à comemoração da data.

Para o cálculo, feito a pedido da Folha, o estudo considerou a variação de preços acumulada de maio de 2012 a abril deste ano. O reajuste médio dos 31 presentes para o Dia das Mães foi de 6,01%.

Nesse período, a inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da FGV, chegou a 6,17%. O indicador mede a variação de preço de um conjunto de bens e serviços de famílias com nível de renda situado entre 1 e 33 salários mínimos mensais.

Editoria de Arte/Folhapress
13129878 Shows, bijuterias e viagens inflacionam preços de presentes do Dia das Mães

VILÕES

Na lista de 26 produtos pesquisados, as maiores altas foram encontradas em bijuterias (11,37%), instrumentos musicais (9,81%) e artigos esportivos (7,98%).

Entre os serviços que costumam ser oferecidos como presentes para as mães, os vilões da inflação da data foram show musical (12,65%), pacote turístico (10,08%) e restaurante (8,72%).

As maiores quedas de preço ficaram entre agasalhos (-6,59%), televisores (-6,19%), máquinas fotográficas (-2,51%), tênis (-2,42%) e aparelhos celulares (-2,31%).

“Embora o preço das TVs tenha registrado queda, é um bem de alto valor, e o consumidor tem de ficar atento. Tem de ter planejamento para a compra de bens como esse e atenção para a forma de financiamento. Nem sempre a queda de preço cabe no orçamento”, diz o economista André Braz, responsável pelo levantamento da FGV.

A elevação da inflação deve ter impacto nas vendas do Dia das Mães, segundo associações ligadas ao comércio. A previsão para 2013 é de crescimento modesto nas vendas e compra de presentes de menor valor.

MAIS BUSCADOS

Roupas e calçados lideram a lista de intenções de compra para a data, segundo informa a Associação Comercial de São Paulo.

Nos últimos 30 dias, a procura por calçados, bolsas e roupas tiveram crescimento de até 340% no site de buscas Zoom. O levantamento foi feito com 14 categorias de produtos, entre eletrodomésticos e outros bens.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment