Sem chuva há 36 dias, SP registra índice de umidade igual aos desertos

No Brasil não tem vulcão, mas tem tempo muito seco. Na terça-feira (21) foi o dia mais seco em São Paulo desde 2009, em três anos, 10% de umidade no ar. Um índice menor do que em alguns desertos.

Na capital paulista nesta quarta (22) a umidade do ar está entorno de 75%, mas esse índice costuma despencar ao longo do dia. “Nos últimos dias, e nos 36, a umidade do ar no estado de São Paulo caiu bastante. Não houve chuva significativa, com isso na terça-feira (21) a umidade despencou para índice de 10% e a temperatura foi de 28,6°C, o dia mais quente do inverno”, explica Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.

Para o meteorologista, o tempo na cidade pode se repetir nesta quarta, mas de uma maneira menos crítica. “A situação não fica tão critica quanto ontem. A umidade baixa bastante perto do nível de atenção, entre 25% e 30% durante a tarde”, diz.

E completa: “Na capital as áreas mais críticas é a central – onde há muita concentração de prédios -, e na Zona Norte da cidade – onde fica afastada da brisa marítima. E na Grande São Paulo, áreas como Barueri e Osasco também são muito secas à tarde”.

Não há nenhuma perspectiva de chuva até a próxima segunda-feira (27) para São Paulo. Apenas para o litoral sul do estado é que pode chover a partir de sábado (25). Nesta quarta (22) o dia vai ficar mais chuvoso nas praias do sul da Bahia e de lá até o Rio Grande do Norte o mar deve ficar agitado.

Em Olinda a máxima é de 27°C e não tem previsão de chuva para a cidade. Em Sergipe, na cidade de Barra dos Coqueiros, um pinguim da espécie Magalhães foi encontrado por pescadores. Biólogos disseram que o animal veio da Patagônia Argentina. Ele está no oceanário de Aracaju e se recupera bem.

O ar seco ganha ainda mais força e o tempo fica firme da fronteira com o Uruguai ao oeste do Amazonas e até o Rio Grande do Norte. A baixa umidade do ar pode colocar em estado de atenção as cidades entre o noroeste do Paraná, o leste de Rondônia e o sul do Piauí.

Previsão de chuva apenas para a faixa que vai de Alagoas ao litoral do Espírito Santo, para parte do Acre e o extremo norte. Temperatura máxima 23°C em Belo Horizonte e de 37°C em Cuiabá.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment