Samsung Galaxy S II é o novo Rei dos smartphones

Vou fazer algo incomum e começar este review pelo final: o Samsung Galaxy S II é o melhor smartphone atualmente no mercado. Se isso é tudo o que você queria saber, pode correr até a loja mais próxima agora. Mas se quiser entender por que me atrevo a ser tão categórico, continue lendo.

Hardware

O Galaxy S II segue as linhas gerais de design de seu antecessor, com algumas pequenas mudanças: a curvatura nos cantos é menos acentuada, o que o deixa com um visual mais “quadrado”. A borda da tela é mais fina, e os botões Menu e Back, ao lado do botão central (Home), são invisíveis quando não estão em uso, o que dá a ele um visual mais minimalista.

galaxys2 iphone4 360px Samsung Galaxy S II é o novo Rei dos smartphones

Samsung Galaxy S II (à esquerda) e iPhone 4 (à direita). Notem a diferença no tamanho da tela

Em vez do plástico polido que atraía riscos e marcas de dedo com extrema facilidade, a tampa traseira agora é feita em plástico fosco texturizado. A espessura foi reduzida para apenas 8,5 mm, o que em teoria o torna menos de 1 mm mais fino que o iPhone 4 da Apple, embora na prática a diferença seja quase nula. A pouca espessura, tela grande e baixo peso (116 gramas) contribuem para a surpresa ao segurá-lo na mão: “Uau, como é leve!” foi o que mais ouvimos.

O coração do Galaxy S II é um processador Samsung Exynos Dual-Core de 1.2 GHz (uma evolução do “Hummingbird” usado no Galaxy S original) acompanhado por 1 GB de RAM e 16 GB de memória flash interna, expansível com o uso de cartões micro SD de até 32 GB.

A tela, de 4.3 polegadas com tecnologia Super AMOLED Plus, mantém a mesma resolução do modelo anterior (480 x 800 pixels), bem como o excelente constraste e saturação de cor e ótimo ângulo de visão. Com a mesma resolução do modelo anterior e tamanho físico maior, em teoria a tela deveria ter uma densidade de pixels, e portanto nitidez, menor.

Mas na prática o que acontece é o oposto: quando colocado lado-a-lado com um Galaxy S, o Galaxy S II parece ter uma tela mais nítida, resultado de uma mudança na forma como os “subpixels” que compõem a imagem são arranjados. Podemos afirmar que, na prática, ela se iguala à tela “Retina Display” do iPhone 4 em nitidez, e é superior em cor e contraste. É a melhor tela que já vimos em um smartphone, e ideal para assistir filmes ou jogar.

As câmeras também passaram por um upgrade: a câmera frontal para videochamadas agora em 2 MP e a traseira tem um sensor de 8 MP com flash LED, ausente no Galaxy S original. Com o sensor melhor e processador mais poderoso, o Galaxy S II é capaz de gravar vídeos em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels a 30 quadros por segundo), algo incomum em smartphones. Para fins de comparação o Motorola Atrix, único outro smartphone com processador dual-core no mercado nacional, grava em HD (720p), mas não em Full HD.

galaxys2 semtampa 360px Samsung Galaxy S II é o novo Rei dos smartphones

Visão traseira, sem a tampa. Câmera (à direita) tem 8 MP e flash

Embora não haja uma porta HDMI integrada ao corpo do aparelho, é possível ligar o Galaxy S II a uma TV de alta-definição usando um adaptador “MHL” vendido separadamente. Ele é plugado à porta USB na base do aparelho, e na outra ponta traz um conector HDMI tradicional.

Uma omissão que pode ser importante para alguns: o Galaxy S II não tem sintonizador de TV Digital, que segundo a fabricante foi excluído para acelerar o lançamento do aparelho: nosso sistema de TV Digital é único no mundo, o que acarreta um longo processo de adaptação e certificação. O Rádio FM continua presente.

Software

O Galaxy S II roda o sistema operacional Android 2.3.3 combinado à interface TouchWiz 4.0, desenvolvida pela própria Samsung. Assim como a TouchWiz 3.0 do Galaxy S, ela lembra bastante um híbrido de Android e iPhone, e traz cinco telas iniciais personalizáveis com widgets e atalhos para seus aplicativos preferidos.

São duas opções de teclado virtual: o popular Swype, que permite a digitação simplesmente traçando o caminho entre as letras que compõem uma palavra, o que acelera o processo, e um teclado tradicional chamado de “Samsung Keyboard”. Graças ao tamanho da tela, é muito fácil digitar com velocidade e sem cometer erros.

galaxys2 mao 360px Samsung Galaxy S II é o novo Rei dos smartphones

Interface TouchWiz 4.0 combina widgets e atalhos para aplicativos, com um “toque” de iPhone

A Samsung também inclui no aparelho vários aplicativos próprios, de utilitários como um calendário (levemente modificado em relação ao original do Android), gravador de voz e programa de e-mail a editores de fotos e vídeo, um pacote Office (Polaris Office) e três “portais” de conteúdo: o Reader’s Hub, com livros, jornais e revistas, o Social Hub, para integração com redes sociais, e o Game Hub, com jogos para o aparelho.

Curiosamente, há dois aplicativos da Livraria Cultura que não fazem parte do Reader’s Hub: um leitor de eBooks e uma loja online. Notamos uma peculiaridade na loja: há alguns livros, como “Memorial de Maria Moura”, de Raquel de Queiroz, que custam mais em eBook (R$ 35) do que na versão “Pocket Book” impressa (R$ 19,90).

A Samsung também inclui no aparelho sua própria loja de aplicativos, a Samsung Apps. Só não entendemos o motivo: fora alguns aplicativos próprios da empresa, não há nada entre os 86 títulos que não possa ser encontrado no Android Market.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment