PSD forma governo de coalizão com aliado da direita em Portugal

O PSD (Partido Social Democrata), que venceu as eleições legislativas em Portugal ontem, começou a formar um governo de coalizão com seus tradicionais aliados da direita nesta segunda-feira.

ng1530306 300x197 PSD forma governo de coalizão com aliado da direita em PortugalO novo governo também pediu coragem aos portugueses para enfrentar o plano de austeridade fiscal que deve ser colocado em prática. “Muitas medidas difíceis serão tomadas, é necessário que todos os portugueses tenham coragem. Tenho certeza que eles terão o suficiente”, disse o líder dos social democratas e futuro primeiro-ministro, Pedro Paulo Passos.

A vitória do PSD com 39% dos votos coloca um ponto final nas incertezas políticas que surgiram após enfraquecimento da minoria do governo socialista em março, quando fracassou em passar o último pacote de medidas austeras.

CRISE

Portugal enfrenta as maiores taxas de desemprego em três décadas e a previsão é que a economia encolha 2% neste a no próximo ano.

O país, que recebeu 78 bilhões de euros na União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) no último mês, também passa por uma crise em sua dívida externa. As condições incluem o aumento nos tributos e cortes de gastos, pesando em uma economia que já se encontra em recessão.

A coalizão tem a maioria entre os 230 assentos que compõem o Legislativo. O PSD ganhou 105 assentos no legislativo, enquanto que o CDS-PP (Centro Democrático Social-Partido Popular) — outro partido de direita — ganhou 24. Isso deve favorecer que reformas e medidas de austeridade sejam aprovadas com rapidez.

Loading...
Related Video

Tags:

 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment