Produção industria cresce pelo terceiro mês seguido

No Brasil, saiu um número bom da economia: em agosto, pelo terceiro mês seguido, a produção industrial cresceu. E um dos setores que mais se destacaram foi o de bens de consumo duráveis, como automóveis. A indústria brasileira dá sinais de recuperação.

Dos 27 setores analisados do IBGE, 20 registraram aumento da atividade industrial, o que significa que a produção das fábricas brasileiras cresceu 1,5% em agosto, na comparação com julho. Esse é o terceiro mês consecutivo de resultado positivo.

“Há muito tempo não temos desempenho da atividade industrial nessa magnitude”, afirma Jefferson Mariano, economista do IBGE.

Os destaques foram as indústrias do fumo, de móveis, de material elétrico e de veículos, que foi impulsionada pela redução do IPI.

“A recuperação da atividade veículos, da indústria automotiva realmente tem contribuído para puxar outras atividades da economia”, explica o economista.

Segundo economistas, o setor automotivo tem impacto direto de 7% na atividade industrial do país, mas indiretamente esse índice pode chegar a 25%.

Para o especialista Celso Toledo, um incentivo exagerado à venda de automóveis pode ter impactos negativos a longo prazo: “Existem cálculos que mostram que o Brasil já está chegando em um nível de saturação de veículos bastante próximo ao de países desenvolvidos”, explica.

Entre os setores que apresentaram maior queda estão o de equipamentos médicos e hospitalares, máquinas, perfumaria e produtos de limpeza.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment