Obama e Romney estão empatados em 49%, segundo pesquisa da ‘CNN’

O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição pelo partido democrata, Barack Obama, e o candidato republicano, Mitt Romney, estão empatados em 49% para as presidenciais desta terça-feira (6), segundo uma pesquisa publicada neste domingo (4) pela “CNN”.

A dois dias das eleições, a pesquisas CNN/ORC assinala que não só estão empatados em apoios, mas também em outras áreas como opinião propícia dos candidatos, com 52% para Obama e 51% para Romney.

Cerca de 56% acreditam que Obama tem as qualidades que deve ter um presidente, enquanto 55% opinam o mesmo de Romney.

A pesquisa é a quarta independente que indica empate entre os candidatos durante este fim de semana no qual visitaram algum dos estados decisivos como Ohio, Virgínia, New Hampshire, Pensilvânia, Iowa e Colorado.

O jornal ‘Politico’ junto com a George Washington University preveem um empate de 48%; a pesquisa conjunta da ‘NBC’ News/Wall Street Journal dá um ponto de diferença a favor de Obama com 48%, enquanto ‘The Washington Post’ previa outro empate com 48%.

O número mais diferenciado foi a do Pew Center que previu para terça-feira 50% a favor de Obama, contra 47% de apoios a Romney, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Cerca de 53% das mulheres assinalaram que votarão em Obama, contra 44% dos homens, uma diferença de nove pontos ‘que poderia ser a maior desde 1996′, assinalou o diretor de pesquisas da ‘CNN’ Keating Holland.

Quanto a grupos de idade, ele assinalou que Obama ‘está tendo menos apoio entre os jovens que há quatro anos’ e se mantêm empatados entre as pessoas da terceira idade, um grupo que perdeu em 2008 o senador John McCain, por oito pontos, lembrou Holland.

Romney continua liderando entre os eleitores brancos com 57% contra 40% de Obama.

Obama ultrapassa Romney entre os eleitores com um salário inferior a US$ 50 mil com 56%, contra 40% de Romney, uma percentagem que se reverte entre os eleitores com renda superiores a US$ 50 mil que apoiam com 52% Romney, contra 47% que aposta em Obama.

Os candidatos também dividem claramente as áreas geográficas do país. Assim, o Noroeste e o Meio Oeste são de Obama, enquanto o Sul, o Oeste e as zonas rurais são de Romney.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de novembro com 1.010 adultos, incluindo 918 registrados para votar e 693 eleitores com intenção de votar, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos. EFE

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment