O poder de fazer previsões é um ativo indispensável ao CIO

images 2 O poder de fazer previsões é um ativo indispensável ao CIO

O poder de fazer previsões é um ativo indispensável ao CIO

O executivo de TI pode ajudar o CEO a gerir a empresa com mais eficácia. Habilidade para gerenciar informações ao longo de ciclos econômicos pode ser estratégica.

A maioria dos CEOs  consegue lidar muito bem com más notícias. Mas não conheço nenhum que goste de surpresas. O CIO pode ser um agente importante para evitá-las, ao ajudar seu chefe a prever o futuro com mais eficácia, além de auxiliar com a gestão de lucratividade ao longo de ciclos econômicos.

O poder de fazer previsões é um ativo estratégico. Companhias que conseguem gerenciar ciclos econômicos com sabedoria não perdem margens de lucro para manter sua participação de um mercado em retração, E evitam sair do negócio quando o retorno não cobre o risco de se manter. Quando o ciclo econômico está em ascensão, a empresa não reinveste, simplesmente, naquilo que foi lucrativo no passado. Os próximos produtos e mercados a gerar altos retornos podem ser muito diferentes daqueles que o foram no passado.

Posto esses fatos, o CIO pode ter um papel fundamental em oferecer inteligência de mercado quando se trata de demandas de curto prazo, tendências emergentes e potenciais reviravoltas no mercado. Empresas farmacêuticas que têm acesso a muitas informações por meio de seu relacionamento com hospitais, por exemplo, estão melhores posicionadas para lançar medicamentos de sucesso e tratamentos aprimorados. Empresas que passam a ver no leasing um valor estratégico tão grande quanto nas vendas precisam reformular os fluxos de informações com os clientes e ajustes no seu desenho de negócios.

Os CIOs têm, agora, poder para prever o futuro, os dados, a tecnologia e as pessoas que saberão como usar as ferramentas certas para gerar informação eficiente e previsões confiáveis. Comunicações digitais, sistemas de posicionamento global (GPS) e comunicações online podem ser fontes muito valiosas de informação para a obtenção de gases analíticas e comparações. Minha impressão é que cada companhia com a qual converso ultimamente está interessada em criar vantagens de informação e eu imagino que elas estão no caminho certo.

Mas não negligencie os sinais de fraqueza. Provavelmente há muita coisa acontecendo no mercado – e na sua própria organização – que pode ser um termômetro. Aqui vão algumas sugestões para que você olhe para sua bola de cristal e tente ajudar o CEO a ter caminhos mais sólidos em um futuro incerto.

O talento certo
Que habilidades de tecnologia e de informação estão sendo mais procuradas em painéis de emprego e canais de mídia social? Quais posições competidores, fornecedores e recrutadores de executivos estão buscando preencher? As instituições acadêmicas fornecem indicadores para sua indústria? O que está sendo publicado e qual novo currículo está sendo introduzido nos programas das melhores universidades, nas áreas de administração e ciências da computação?

A tecnologia certa
Quais são as tendências de tecnologias de código aberto que você deve explorar ou criar expectativas? (Aliás, não há nada de errado em aprender com os erros dos outros). Em que a comunidade de hackers e desenvolvedores está trabalhando? (integração de sensores em hardwares e softwares parece ser um tópico quente). Quais projetos seus fornecedores e instituições acadêmicas produzem em seus laboratórios? Você está seguindo as conversas e o conteúdo gerado em eventos de grande importância?

O business case certo
Observe sua organização profundamente. Quais são as categorias de alocação de orçamentos e investimentos em cada unidade de negócios? Quais novas funcionalidades áreas como marketing e recursos humanos previram na descrição de seus budgets? Conheça o lado de fora da organização profundamente também. O que seus concorrentes estão dizendo no relatório anual ou trimestrais sobre investimentos e prioridades? O que está sendo dito nos principais veículos de comunicação que seja do interesse de sua companhia? (Se você observa somente publicações técnicas e relatórios de análise da indústria, é hora de expandir os horizontes).

Em quais sinais você confia para observar o futuro?

SAP, Curso ASAP, Curso de Gerenciamento de Projeto

Loading...
Related Video

Tags:

 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment