Nova explosão em depósito de Caxias, RJ, assusta moradores

Após confirmação do Corpo de Bombeiros de que não havia mais focos de incêndio no depósito de combustíveis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio, uma pequena explosão aconteceu, por volta das 9h desta sexta-feira (24). Segundo o coronel Ronaldo de Alcântara, a causa seria a autocombustão do diesel. Os agentes passaram a madrugada inteira trabalhando no combate às chamas. Durante o incêndio, que começou por volta das 11h de quinta, uma pessoa morreu e sete pessoas ficaram feridas.

“Diesel não é inflamável, é combustível. Conforme paramos de jogar água, ele vai esquentando e pode ocasionar um bleve, que é uma pequena explosão. Agora, vamos jogar água de novo e espero que não aconteça novamente”, afirmou o coronel. O fogo voltou a ser controlado por volta das 9h15.

Por volta das 8h55, o coronel havia dito que o fogo tinha acabado. “O fogo foi extinto agora de manhã, a gente vinha mantendo pequenos focos para garantir que todo o combustível fosse queimado. Nós tínhamos lá cerca de 2 milhões de líquido inflamável e agora nós vamos utilizar cerca de 7 mil litros de espuma para evitar que qualquer resquício de álcool misturado com água entre em contato com o oxigênio e isso causa um novo foco de incêndio”, explicou o coronel.

Ainda durante a manhã, os bombeiros autorizaram que os moradores voltassem às suas casas para retirar os pertences mais importantes. “Tirei dinheiro, chinelo e um notebook para poder me comunicar com as pessoas. Também tirei documentos, mas o medo é tão grande, que só pegamos mesmo o que era essencial”, afirmou Helenice Lima, de 46 anos.

O coronel destacou ainda que para controlar o fogo foram utilizados cerca de 3 milhões de litros de água e que, antes do anoitecer, os moradores terão suas casas liberadas. “A gente ainda não liberou, porque a rua está cheia com os nossos carros. A gente achou que se liberasse poderia causar um tumulto. Até o início da noite os moradores poderão voltar para suas casas”. Segundo ele, os moradores que tiveram suas casas atingidas pelo fogo também poderão retornar às suas residências para recuperar objetos e documentos.

mapaduquedecaxias 2 Nova explosão em depósito de Caxias, RJ, assusta moradores

Depósito armazena 2 milhões de litros de combustível
A forte chuva que caiu sobre o estado na madrugada desta sexta-feira ajudou, mas  não foi o suficiente para controlar completamente o fogo. Seis quartéis do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para conter as chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 2 milhões de litros de combustível eram armazenados no depósito.

“Nesse momento a situação está plenamente controlada. A gente mantém o perímetro de segurança, mais por conta da quantidade de viaturas que circulam, que ainda é muito grande. A gente pretende ainda hoje, antes do final da tarde, trazer o perímetro de segurança para mais perto e as pessoas poderão voltar para suas casas”, garantiu o coronel.

Há 114 casas interditadas
Uma equipe de assistentes sociais dá apoio às famílias vizinhas ao depósito. Doze casas foram diretamente atingidas pelas chamas e outros 114 imóveis foram interditados por medida de segurança. Muitas pessoas passaram a noite em abrigo, mas outras preferiram ver de perto o trabalho dos bombeiros.

Vanderlino Gomes da Silva passou a noite na rua aguardando. “Não tem nem como dormir desse jeito aí. Tem até lugar para a gente dormir. As igrejas fizeram apoio aqui e a Defesa Civil deu abrigo para a gente. Mas tem que ficar aqui mesmo, acompanhando o trabalho dos bombeiros, para, quando amenizar, ver a hora que a gente pode chegar lá, pois a gente não tem noção da proporção do fogo em nossas casas”, lamentou Vanderlino.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment