De formação militar, líder ficou conhecido por retórica anti-Estados Unidos e polêmicas dentro e fora de casa
O presidente venezuelano, Hugo Chávez , morreu nesta terça-feira, aos 58 anos. Vítima de câncer, o líder teve uma trajetória política marcada por polêmicas e rivalidades dentro e fora da Venezuela.
Chávez havia sido internado em Cuba, onde foi submetido a uma terceira cirurgia para a retirada de um tumor. Essa foi a quarta operação desde junho de 2011, quando uma intervenção de emergência por um abscesso pélvico permitiu a descoberta do câncer.
Trajetória
Chávez iniciou sua história política ao liderar uma tentativa frustrada de golpe de Estado em fevereiro de 1992, contra o governo do então presidente Carlos Andrés Pérez.
No golpe de 1992, Chávez e membros do Movimento Revolucionário Bolivariano protestavam contra medidas de austeridade econômica do governo de Pérez. Os confrontos deixaram 18 mortos e 60 feridos. A tentativa frustrada levou Chávez a ser detido por dois anos, quando foi libertado graças a uma anistia do novo presidente Rafael Caldera. Uma segunda tentativa de golpe contra o presidente, em novembro do mesmo ano, foi novamente reprimida.
0 Comments
You can be the first one to leave a comment.