Metrô abre hoje estações Luz e República da linha 4

Folha.com

RAPHAEL VELEDA
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

Com quatro anos de atraso, as estações Luz e República da linha 4-amarela do metrô de São Paulo serão abertas hoje com a expectativa de provocar uma redistribuição de passageiros do sistema.

icn videocast 14x14 Metrô abre hoje estações Luz e República da linha 4Novas estações prometem redistribuir passageiros em SP

O ritmo das mudanças será sentido aos poucos, já que as novas paradas funcionarão inicialmente em horário reduzido, das 10h às 15h.

Mas os primeiros sinais já devem ser percebidos nos primeiros dias, com um aumento próximo de 10% no volume de usuários da linha 4 de 200 mil para 220 mil no começo, para 500 mil no final do ano e 700 mil em 2012.

Com as novas estações, a viagem da Luz (centro) ao Butantã (zona oeste) poderá ser feita de metrô em 12 minutos contra a média de 33 minutos no trajeto de carro nos picos e 55 minutos de ônibus.

Mas as vantagens vão muito além desse percurso. Como a linha 4 estará integrada às três mais antigas do metrô (1, 2 e 3) e à rede da CPTM (por exemplo, com a 9-esmeralda, em Pinheiros), ela permitirá novas rotas sobre trilhos entre as diversas regiões.

Por exemplo, simplificará a ligação do centro de São Paulo com a av. Paulista. Quem está zona leste e quer ir a essa região também não precisará mais migrar para a linha 1-azul, que deve ter um alívio no seu trecho mais lotado, entre Paraíso e Luz.

Estações como Sé e Brás também devem ter redução de movimento ao contrário da estação República.

O horário inicial das 10h às 15h (de segunda a sábado) nas paradas Luz e República da linha 4 deve ser ampliado (das 4h40 à 0h e até a 1h aos sábados) em até três semanas, assim como a abertura aos domingos.

O novo trecho da linha 4 tem 3,7 km, aumentando a rede paulista para 74,3 km (perto de um terço do tamanho da existente atualmente na Cidade do México).

Arte/Folhapress
1125837 Metrô abre hoje estações Luz e República da linha 4

LOTAÇÃO

O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, afirma que haverá aumento de conforto na rede. Os passageiros que pegavam a mesma linha vão se dividir, disse.

Mas, entre usuários, há temor de superlotação. No início desta semana, a operação do trecho Butantã-Paulista da linha 4 foi ampliada até a 0h. O desconforto aumentou na conexão com a linha 2-verde, na avaliação do designer gráfico Werner Cunha, 36. A saída para a estação Consolação e a ida para a Paulista ficam no mesmo túnel. “Vira uma confusão enorme”, diz.

“Há uma multidão absurda às 18h30, coisa que eu nunca tinha visto. As pessoas não conseguem andar, são apenas empurradas. E ainda tem as pessoas tentando vir no sentido contrário, para a estação Consolação”, disse.

O Metrô admite que há problemas, mas, de acordo com sua assessoria de imprensa, a expectativa é de uma diminuição do fluxo de passageiros quando as estações inauguradas hoje estiverem funcionando em horário completo.

Treinamento PMP, PMP, PMI, Cursos, Curso SAP, Cobit, Itil, Iphone, Ipad, PMI 4 Edicao, Treinamento, Gerenciamento de Projetos, Pmi Pmbok, Certificação PMP, Projeto PMI, Curso PMP, Funcional

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment