Mercado prevê inflação maior para 2012 e juros menores para 2013

Analistas de mercado revisaram suas projeções para economia brasileira e voltaram a indicar uma inflação maior para este ano e juros menores para 2013 em relação aos níveis previstos na última semana.

De acordo com o levantamento semanal do Banco Central, o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, a previsão para 2012 é de um IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 5,46%.

Na última semana, a expectativa para a inflação oficial havia caído depois de 16 altas consecutivas, para 5,44%. A meta do governo para a inflação este ano é de 4,5%, com banda de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pressionado pela variação no preço dos alimentos, o IPCA de outubro, divulgado na semana passada, mostrou uma aceleração em relação a setembro e fechou o mês em 0,59%. O resultado elevou o acumulado em 12 meses para 5,45%, ante 5,28% em setembro.

Os analistas também revisaram, pela terceira vez seguida, a projeção para a taxa básica de juros do próximo ano, de 7,63% para 7,25%, nível atual da Selic, que deve se manter estável até o fim de 2012, de acordo com o boletim Focus.

As previsões para o crescimento da economia, estáveis nas últimas quatro semanas, foram mantidas inalteradas para 2012 e 2013. A expectativa é de avanços de 1,54% e 4%, respectivamente.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment