Lula passa por exames em hospital e deve realizar 3ª quimioterapia nesta segunda

Ex-presidente da República luta contra um câncer de laringe, diagnosticado em outubro
Do R7, com Agência Estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta segunda-feira (12), onde passará por novos exames para verificar se o tratamento a que está sendo submetido para tratar o câncer de laringe, diagnosticado em outubro, obteve os resultados esperados. Aparentando estar bem disposto, Lula chegou ao hospital por volta das 7h30.

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, após os exames, o ex-presidente deverá iniciar sua terceira sessão de quimioterapia e, como ocorreu nas suas sessões anteriores, ele só deve deixar o local no dia seguinte.

A equipe médica de Lula está otimista com a recuperação do ex-presidente, que tem 66 anos. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.

Segundo um dos médicos, a melhora na voz é um sinal de que “a doença está regredindo”. Ainda segundo o especialista, além da melhora Lula também tem enfrentado melhor os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia, como fadiga e enjoo.

Nesta segunda, Lula deve ser submetido a exames de laringoscopia e tomografia para verificar a regressão do tumor. Os médicos poderão realizar ainda um PET Scan, espécie de tomografia que serve para detecção precoce de tumores ou novos focos, para confirmar o diagnóstico.

A equipe responsável pelo tratamento não descarta a possibilidade de Lula ser submetido a uma cirurgia, caso o tumor não tenha sofrido uma redução de mais da metade do seu tamanho inicial. Essa, porém, é uma hipótese remota, segundo os especialistas. Quando foi descoberto, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro.

De acordo com um dos membros da equipe médica, a proporção dos pacientes com quadro clínico semelhante ao do ex-presidente que apresentam uma resposta satisfatória ao tratamento de quimioterapia é de 80% a 90%.

A expectativa inicial é que, em janeiro de 2012, o ex-presidente inicie as sessões de radioterapia. O tratamento médico seria finalizado em fevereiro.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment