Kadafi pede que povo ‘limpe’ Trípoli dos rebeldes

Em nova mensagem de áudio, ditador diz que caminhou incógnito pela cidade

por veja.com

Ainda com paradeiro desconhecido, Muamar Kadafi gravou um novo discurso nessa quarta-feira, dessa vez convocando a população a “limpar” Trípoli dos rebeldes, a quem chamou de “ratos e traidores pagos pelos colonizadores”. Na gravação, divulgada pelo canal sírio Al Rai, o ditador líbio conclama “homens, mulheres, jovens e idosos a lutar contra os rebeldes na capital”.

“Caminhei incógnito, sem que as pessoas me vissem, e observei jovens dispostos a defender a cidade”, contou ainda o ditador, sem revelar quando nem onde fez o passeio. “Homenageio estes jovens”, completou, enfatizando que “todos devem lutar contra os traidores, é seu dever”.

Em seu discurso, de aproximadamente sete minutos, Kadafi também disse que os rebeldes se esconderam entre as famílias da capital e ocuparam prédios civis, o que, segundo ele, obrigou as forças do regime a evitar o combate. “O Exército não pode destruir os edifícios e as casas”.

Cronologia – Relembre os fatos marcantes da revolta líbia

O dirigente líbio já havia afirmado em outra mensagem de áudio, divulgada na terça-feira, que deixou o quartel-general na capital do país por “razões táticas”, sem fazer qualquer referência sobre onde estaria escondido agora. Na gravação, ele ameaçava resistir “até a vitória ou a morte”

Reforçando as declarações do ditador, o porta-voz do regime, Mussa Ibrahim, fez um apelo aos “voluntários” e garantiu que mais de 6.500 homens chegaram a Trípoli nas últimas horas para engrossar as forças aliadas a Kadafi. “Os voluntários podem vir à Líbia e nós lhe daremos armas, munição e treinamento”, declarou Ibrahim. “Se os bombardeios prosseguirem, vamos transformar a Líbia em uma fogueira e saberemos proteger os civis dos bandos e da aliança dos cruzados.”

Confrontos - Os rebeldes, apoiados pela Otan, tomaram o controle na terça-feira da fortaleza de Kadafi no bairro de Bab al-Aziziya, em mais um duro golpe para o regime, mas o ditador não foi localizado. O local concentrando os confrontos nesta quarta-feira.

Uma espessa nuvem de fumaça foi observada perto do complexo residencial do ditador e nos arredores eram ouvidos disparos de armas leves, metralhadoras pesadas, lança-foguetes e morteiros. Os combates também afetavam o bairro vizinho de Abu Slim.

Várias ruas do centro de Trípoli estavam desertas pela presença de “dezenas” de francoatiradores leais a Kadafi espalhados por toda a cidade, segundo os rebeldes.

(Com agências EFE e France-Presse)

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment