Haddad supera aprovação de Serra e Kassab em cem dias

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), completa cem dias de governo com avaliação melhor que a dos dois antecessores em período semelhante no cargo.

O desempenho do petista foi considerado ótimo ou bom por 31% dos moradores, segundo pesquisa Datafolha.

Outros 42% avaliaram Haddad como regular e 14%, como ruim ou péssimo. O instituto entrevistou 1.096 pessoas nos dias 4 e 5 deste mês.

Dentre os prefeitos em primeiro mandato a partir de Luiza Erundina, a performance em começo de governo só não supera a de Marta Suplicy (PT), que, em abril de 2001, teve 34% de ótimo ou bom.

Com cem dias, Gilberto Kassab (PSD) e José Serra (PSDB) tinham 16% e 20% de aprovação, respectivamente.

No segundo mandato, após ser reeleito, Kassab atingiu 45%, mas ele já estava havia mais de dois anos no cargo.

Entre os que mais aprovam a gestão do novo prefeito, destacam-se os segmentos menos escolarizados (38% de ótimo ou bom) e os mais pobres, com renda até dois salários mínimos (36%).

O índice de aprovação é mais baixo (23%) entre os que possuem ensino superior.

DESEJO DE MUDAÇA

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que parte da aprovação de Haddad pode ser explicada pelo desejo de mudança que dominou a última eleição.

Não por acaso, quase 9 entre 10 entrevistados declaram agora esperar que Haddad se caracterize por ações diferentes das de seu antecessor.

Ao sair da prefeitura, Kassab teve a segunda pior avaliação da história recente de São Paulo (42% de ruim/péssimo), só melhor que a de Celso Pitta, reprovado por 81% no fim do mandato, em 2000.

Prefeitos muito mal avaliados durante seus mandatos, diz Paulino, costumam deixar –involuntariamente– aos seus sucessores oposicionistas uma espécie de fôlego extra em relação ao ímpeto reivindicativo da população.

O mesmo fator também ajuda a explicar a aprovação de Marta no começo de seu mandato, ao substituir Pitta.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment