Google sabe a localização do seu roteador Wi-Fi, diz jornal.

De acordo com jornal, Google pode ter coletado dados de roteadores Wi-Fi.

 Google sabe a localização do seu roteador Wi Fi, diz jornal.

Como todos sabem, o Google tem um imenso mapa graças aos dados que coleta para o Street View, Maps, Earth e por aí vai. O que os usuários não sabiam ainda é que nesse gigantesco mapa pode estar a localização do seu roteador Wi-Fi. É o que diz o The Guardiannesta segunda-feira. De acordo com o jornal britânico, ao tirar fotos das ruas, das casas, das lojas e também das redes Wi-Fi para compor o seu Google Street View, por exemplo, o Google pode ter coletado informações de redes de Wi-Fi abertas que foram encontradas pelo caminho.

A informação vem à tona menos de uma semana depois que dois pesquisadores de segurança descobriram que o iPhone e o iPad mantém gravados no aparelho as informações de todos os lugares em que você esteve e que outros pesquisadores divulgaram que os dispositivos com Android fazem a mesma coisa.

Utilizando o Android Map (http://samy.pl/androidmap/), sistema desenvolvido pelo hacker e analista de segurança Samy Kamkar – que assim como Magnus Eriksson mostrou ao mundo que também o Android coleta informações de localização -, o usuário pode descobrir se seus dados foram copiados. Para tanto, basta ter acesso de administrador ao roteador e possuir o endereço MAC da rede. Alguns dos dados coletados são país, região, município, cidade, rua, número e código postal.

Conforme Kamkar explica em seu site, o Android Map expõe os dados que o Google recolhe a partir de praticamente todos os dispositivos Android e dos carros do Street View através do wardriving, pratica de procurar por redes sem fio dirigindo um automóvel. Quando o dispositivo dentro do carro ou um telefone encontra uma rede Wi-Fi, codificada ou não, ele enviam um BSSID (endereço MAC) do roteador, a força do sinal e as coordenadas de GPS até a nave mãe. E, pronto, os dados do seu roteador Wi-Fi estão nas mãos do Google.

Tais revelações sobre a Apple geraram polêmica sobre a privacidade dos dados dos usuários, se é que ela existe. Na quinta-feira, o congressista americano Edward J. Markey enviou uma carta ao executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, na qual questionava as políticas de proteção de dados da empresa. “Estou preocupado com as consequências desta característica em relação à privacidade dos indivíduos”, disse Markey, que exigiu que a Apple respondesse a suas perguntas até 12 de maio. Quanto ao Google e ao seu sistema operacional Android, parece que nenhuma providência foi tomada ainda.

Loading...
Related Video

Tags:

 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment