Google Chrome supera Internet Explorer como navegador mais usado na web

As estatísticas já mostravam que seria questão de tempo o Google Chrome se tornar o navegador (browser) mais usado na web. Segundo dados da StatCounter, a hora da virada do browser do Google sobre o Internet Explorer, da Microsoft, parece ter chegado. Pela primeira vez, o Chrome ficou por uma semana no topo do ranking da empresa que monitora há anos como os internautas navegam na rede.

Há seis meses, o Chrome passou o Firefox para assumir a vice-liderança entre os navegadores. E meses atrás, segundo o site do The Wall Street Journal, chegou ao topo do ranking por um dia, mas nunca por uma semana.

WSJ informa que a porta-voz do Google, Lily Lin não quis comentar as estatísticas do StatCounter, mas afirmou que a empresa continuará concentrando esforços para criar uma experiência de navegação cada vez melhor e, assim, as pessoas poderem aproveitar cada vez mais a web. O WSJ destaca que, apesar de o Chrome não contribuir diretamente para o faturamento do Google, ajuda e muito a empresa a definir os padrões usados na web.

O Chrome do Google, que prega sua habilidade de carregar as páginas rapidamente, mexeu com o mercado de browsers desde seu lançamento, em 2008. O uso do Chrome, que é gratuito, não contribui muito em receita para o Google diretamente. Mas, como um fabricante de navegador, o Google pode ajudar a definir novas características gráficas que podem ser utilizadas pelos sites na web, assim como fazer as pessoas utilizarem seu mecanismo de busca – a principal fonte de receita da empresa.

O gráfico abaixo mostra o ranking dos principais navegadores durante um ano, por semana. Na semana passada, o Chrome teve 33% do mercado global, contra 32% do IE e 25% do Firefox. Analistas da web ressalvam que o Firefox permite ao internauta impedir que seus dados sejam lidos pelo StatCounter. A estimativa é de que 10% dos usuários desse browser usem essa ferramenta – o que não alteraria a ordem do ranking.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment