Federação quer encerrar caso Cielo antes do Mundial de Xangai

A Federação Internacional de Natação (Fina) já analisa o caso dos nadadores brasileiros, entre eles Cesar Cielo, flagrados em antidoping.

1309867873140 cielo dopado 300x199 Federação quer encerrar caso Cielo antes do Mundial de XangaiA entidade tem até 20 dias para se pronunciar, mas corre para tentar encerrar o caso até o Mundial, no dia 24.

Os quatro atletas foram advertidos após testarem positivo para o diurético furosemida, em maio, no Troféu Maria Lenk, e tiveram resultados no torneio anulados.

A pena para esse tipo de doping varia de zero a dois anos de suspensão. A Fina pode concordar com a decisão da CBDA (confederação brasileira) ou recorrer à Corte de Arbitragem do Esporte (CAS) por punição maior.

“Estamos tentando fazer o mais rápido possível”, declarou Cornel Marculescu, diretor-executivo da Fina.

“Se decidirmos apelar, devemos ir urgentemente à CAS. O Mundial está logo aí.”

Se Cielo disputar o Mundial e ganhar medalhas antes do fim do caso, corre o risco de ter os prêmios anulados em caso de maior punição. O brasileiro é campeão mundial dos 50 m e 100 m livre.

“[A participação] depende da [análise da] decisão do Brasil”, afirmou Marculescu.

Os nadadores dizem ter usado suplemento contaminado com a furosemida.

“Suplementos são um assunto delicado. Atletas não deveriam tomar. As farmácias estão pondo substâncias dentro das cápsulas, e isso é um risco”, disse o dirigente.

Mesmo se a Fina concordar com a pena, o caso pode ir para a corte. A Agência Mundial Antidoping afirmou, por meio de sua assessoria, que também irá avaliá-lo. E pode recorrer à CAS.

Se a advertência for mantida, Cielo será o único nadador flagrado em Xangai. Ontem, a CBDA anunciou que Nicholas Santos e Henrique Barbosa estão fora –Vinícius Waked, que também testou positivo, não tinha vaga.

Barbosa, que obteve o índice dos 200 m peito no Troféu Maria Lenk, será substituído por Tales Cerdeira.

Nicholas se classificou para o 4 x 100 m livre na mesma competição –Marco Antônio Macedo será o substituto. Ele tinha índice nos 50 m borboleta, obtido antes do Maria Lenk. Mas a CBDA determina que só irá a Xangai quem tem vaga em prova olímpica. Só os 50 m livre estão nos Jogos.

ITIL, curso itil v3, Cobit, itil, cobit, SAP, PMP, PMI, Curso PMI, Curso babok, BPM, treinamento bpmn, treinamento analista de negócios de ti, certificacao, gerenciamento, gestão, gerenciamento de projetos.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment