Familiares inauguram memorial em homenagem aos mortos no acidente da TAM

Os familiares das vítimas do acidente com o avião da TAM em Congonhas, na zona sul de São Paulo, inauguram nesta terça-feira (17) um memorial em homenagem às 199 pessoas que morreram na tragédia. Localizado em frente à cabeceira da pista do aeroporto, na avenida Washington Luiz, a praça foi batizada de Memorial 17 de Julho, em referência à data do acidente.

A inauguração ocorre exatos cinco anos após a tragédia. Além da data simbólica, a praça ocupa o espaço de um prédio que foi atingido pelo Airbus da TAM. Antes de atingir o edifício, no entanto, a aeronave atravessou a pista de Congonhas sem conseguir frear e foi parar do outro lado da avenida.

Nesta terça, às 17h30, uma missa campal será celebrada pelo bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo. Às 18h45, haverá a cerimônia de inauguração com a presença de autoridades e dos familiares e amigos das vítimas.

A Afavitam (Associação dos Familiares e Amigos do Voo TAM JJ3054) convida as pessoas a comparecerem à inauguração vestindo camiseta branca e levando flores da mesma cor para homenagear as vítimas.

Praça

O prefeito Gilberto Kassab esteve na segunda-feira (16) na praça para fazer a última vistoria antes da inauguração.

A prefeitura informou que o memorial foi construído numa área de 8.318 m², e tem um espaço de lazer e convivência para a população.

No centro da praça está instalado um espelho d’água, no qual estão inscritos os nomes das vítimas e 199 lâmpadas de LED foram colocadas para lembrar o número das vítimas.

As obras tiveram início em dezembro de 2011, com um investimento de cerca de R$ 3,6 milhões.

Porto Alegre

Como o avião que sofreu o acidente tinha partido de Porto Alegre, parte das vítimas morava na capital gaúcha. Por isso, a Afavitam também fará uma homenagem no Rio Grande do Sul. Às 14h desta terça, os familiares vão se reunir no Largo da Vida, a grande rotatória localizada na avenida. Severo Dullius, junto ao Aeroporto Salgado Filho. Eles enfeitarão com flores e fitas aquele espaço, dedicado à memória das vítimas, além de promoverem momentos de oração.

Às 15h, uma manifestação será realizada no aeroporto. No mesmo dia, às 18h30, também será realizada uma missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, encerrando as atividades de homenagens na capital gaúcha.


Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment