Europa libera 30 bilhões de euros para Espanha como contingência

A zona do euro obteve nesta segunda-feira (9) um “acordo político” sobre a recapitalização financeira da Espanha, na reunião celebrada em Bruxelas, em meio ao crescente temor sobre a dívida espanhola. Em coletiva à imprensa, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker disse que 30 bilhões de euros serão disponibilizados para a Espanha até o fim do mês, “para necessidades urgentes do setor bancário”.

Segundo comunicado, o grupo chegou a “um entendimento político” em relação a um rascunho de um memorando de entendimento, que esperam ser aprovado em 20 de julho, “depois que os procedimentos nacionais estejam completos”.

Juncker disse em coletiva que o vencimento do empréstimo será de até 15 anos, com uma média de 12,5 anos. O acordo permitirá disponibilizar para a Espanha um ‘primeiro desembolso de 30 bilhões de euros até o final do mês, que será mobilizado como contingência, para o caso de necessidades urgentes no setor financeiro’, disse o primeiro-ministro de Luxemburgo.

Nota oficial
Segundo nota publicada pelo Conselho Europeu, “será fornecida por meio do EFSF até que o ESM esteja disponível e, em seguida, transferido para o ESM sem ganhar status de antiguidade”. O grupo disse ainda que apoia a recomendação da Comissão para estender o prazo para a correcção do défice excessivo em Espanha por um ano, para 2014.

O BCE e o EFSF assinaram nesta terça um acordo técnico, criando a possibilidade de uma condução eficiente das operações de mercado pelo EFSF e disse que o mesmo será feito com o ESM, assim que tiver sido criado.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment