Economia do estado de SP cresceu 1,3% em 2012, estima Seade

A economia do estado de São Paulo fechou o ano de 2012 com um crescimento de 1,3%, segundo estimativa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). É o menor resultado desde 2009, quando houve contração de 0,8%. Em 2011, a expansão ficou em 2,2%.

A taxa estimada de crescimento para São Paulo é menor que a prevista para todo o país pelo Banco Central (BC), de 1,6%, de acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). A expectativa do mercado, no entanto, é de alta de menos de 1% no PIB nacional em 2012. Os dados oficais do PIB brasileiro serão divulgados na sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado anual da economia paulista foi puxado pelos desempenhos dos setores de serviços, que cresceu 2,2%, e agropecuária, com alta de 1,4%. Na contramão, a indústria “encolheu” 1,9% no período.

Segundo a Seade, no quarto trimestre o crescimento do PIB paulista foi de 1% na comparação com os três meses anteriores, considerando o ajuste sazonal, com influência positiva da indústria e dos serviços, que se elevaram em 1,6% e 0,5%, respectivamente, enquanto a agropecuária apresentou resultado negativo (queda de 4,0%)..

Frente ao último trimestre de 2011, a alta ficou em 2,6%, “o que demonstra tendência de retomada de crescimento da economia do estado”, aponta a Fundação.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment