Djokovic superou bombas, glúten e adversários

novak djokovic 300x190 Djokovic superou bombas, glúten e adversáriosLondres (Inglaterra) – Filho de um ex-jogador de futebol e membro de uma família de muitos esquiadores, Novak Djokovic surpreendeu seus pais quando quis treinar tênis. Mas a escolha do garoto nascido em Belgrado não poderia ter sido melhor: na próxima segunda, o sérvio será o novo líder do ranking mundial.

Srdjan e Diana, pais de Djokovic, já “conformados” com o gosto do filho, fizeram de tudo para investir em Novak desde que ele era pequeno. Donos de uma pizzaria há 15 anos e de um restaurante com o nome do finalista de Wimbledon há dois, ambos tiveram que tomar uma importante decisão em 1999: permanecer na Sérvia durante o bombardeio da OTAN.

Extremamente patriota, Djokovic e seus colegas treinavam ouvindo sirenes a todo momento. Assim que o bombardeio acabou, Srdjan decidiu mandar o filho para Munique para aprimorar o seu tênis. As despesas eram grandes e o pai teve que pegar emprestado muito dinheiro.

Em um certo momento, Srdjan cogitou aceitar a proposta da Federação britânica de naturalizar o filho. Mas os bons resultados apareceram, assim como o dinheiro. “Ele sempre soube que estaria no topo. Sem arrogância, mas ele trabalhava muito, era profissional desde jovem. Eu com 16 era uma piada. Mas ele fazia tudo certo”, conta Ernests Gulbis, que conviveu com Djokovic na adolescência.

Em 2006, Marian Vajda e Djokovic começaram uma parceria que dura até hoje. Naquele ano, Djokovic conquistou seu primeiro título profissional na Holanda e o governo sérvio investiu no tenista como símbolo do renascimento do país. Djokovic assumiu esse papel diversas vezes, inclusive quando ganhou pela primeira vez o Aberto da Austrália em 2008, fazendo um pronunciamento para 150 mil pessoas no qual dizia “Kosovo é a Sérvia”.

Por mais que a conquista do Grand Slam tenha sido muito importante, Djokovic ainda ficou à sombra de Rafael Nadal e Roger Federer por três temporadas. Nesse período, o sérvio ficou conhecido mais por sua irreverência, imitando colegas e participando de festas, mas sem ameaçar constantemente o espanhol e o suíço.

Em 2010, Djokovic experimentou uma mudança de saque que deu errado. Em julho do mesmo ano, contratou um nutricionista que detectou sua alergia a glúten. Criado dentro de um restaurante de massas, o sérvio jamais havia tentado uma dieta sem esse tipo de alimento. Mas os resultados foram imediatos: os problemas respiratórios e estomacais que o levaram a abandonar diversas partidas sumiram.

Após uma surpreendente vitória sobre Federer na semifinal do US Open, Djokovic teve o seu “ponto de virada” na Copa Davis, liderando a equipe rumo a seu primeiro título. Então, engatou uma sequência de 43 vitórias até a semifinal de Roland Garros. A derrota para Federer em Paris continua sendo sua única em 2011 até agora, no momento em que chega à final de Wimbledon e realiza o sonho de ser número 1 do mundo.

Treinamento PMP, PMP, PMI, Cursos, Curso SAP, Cobit, Itil, Iphone, Ipad, PMI 4 Edicao, Treinamento, Gerenciamento de Projetos, Pmi Pmbok, Certificação PMP, Projeto PMI, Curso PMP, Funcional

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment