Dia do Orgulho Nerd é comemorado nesta quarta em todo o mundo

Houve um tempo em que ser nerd era sinônimo de pessoa solitária e imersa nos estudos. Mas os estudiosos e interessados em tecnologia acabaram tomando novas posições sociais e ganhando outras designações. Os geeks (pronuncia-se guiques), por exemplo, tornaram aceitável esse comportamento. Ganharam até uma data especial: o Dia do Orgulho Geek (ou Nerd), comemorado hoje em todo o mundo. Para celebrá-lo, a Rede Telecine programou três comédias que abordam a temática —  Sexdrive: rumo ao sexo (2008), Fanboys (2008) e Ideias geniais, nerds nem tanto (2006).

nerds Dia do Orgulho Nerd é comemorado nesta quarta em todo o mundo

A expressão nerd teve sua primeira menção na década de 1950, para referenciar os alunos de informática do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O termo veio da palavra drunk (em português, bêbado) escrita ao contrário, knurd, e era usado para designar os estudantes que passavam noites a fio em frente aos computadores. Hoje, espalham-se pelo mundo nerds dos mais variados, como os otakus (fãs de mangás japoneses), RPGistas (aficionados por jogos de RPG) e gamers (que gostam de jogos eletrônicos). No cinema, o tema é tratado desde os anos 1980, em filmes como Porky’s — A casa do amorPorky’s 2 — O dia seguinte.

Em Sexdrive: rumo ao sexo, que abre o especial do Telecine Fun, às 20h, o ator Josh Zuckerman vive Ian Lafferty, um típico nerd que passa grande parte da vida na frente de um computador, mas não quer chegar virgem à faculdade. Provocado pelo irmão mais velho e ironizado pelo mais novo, Ian — que se veste de rosquinha para trabalhar — procura a ajuda de um calouro conquistador. E ele o leva, numa longa viagem de carro, cheia de surpresas, ao encontro de uma bela moça que Ian conheceu na internet. A direção é de Sean Anders (A ressaca).

Fanboys, o segundo longa da noite, no ar às 22h, fala de outro grupo de nerds, não necessariamente aficionados por jogos eletrônicos e filmes épicos. O diretor Kyle Newman trata de forma cômica a vida de quatro jovens, fãs da trilogia Star Wars, que se reencontram três anos após o término do colégio, numa fracassada festa a fantasia, promovida por um deles.

Mesmo com as responsabilidades do mundo adulto, os quatro amigos vivem para os videogames e se fantasiam de Darth Vader, Lucas Skywaler ou R2-D2. Eles assistiram a quase tudo do blockbuster de George Lucas, menos o Episódio 1 — A ameaça fantasma, ainda não lançado à época. Quando um deles adoece, e tem pouco tempo de vida, o grupo embarca em uma viagem rumo ao rancho Skywalker. Eles querem ser os primeiros a ver o longa-metragem — mesmo que, para isso, tenham de roubar a fita.

Já Ideias geniais, nerds nem tanto, programado para as 23h45, representa a categoria dos nerds clássicos, ou CDFs, como são conhecidos no Brasil. Scott Lew, que é um típico nerd, assina o roteiro e dirige seu primeiro longa. Na trama, um solitário e brilhante rapaz, Bickford (Patrick Fugit), perde seu diário com toda a sua vida escrita. Os textos vão parar nas mãos dos colegas de faculdade e se transformam em uma espécie de “bíblia” para outros nerds do câmpus. Enquanto investiga o desaparecimento, Bickford se apaixona pela moça mais bonita do lugar. O que ele não sabe é que foi ela quem roubou as anotações. John Cho, Matthew Lillard e Cheryl Hines completam o elenco.

Treinamento PMP, PMP, PMI, Cursos, Curso SAP, Cobit, Itil, Iphone, Ipad, PMI 4 EdicaoTreinamento, Gerenciamento de Projetos,PMP, SAP

Loading...
Related Video

Tags:

 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment