Busca do consumidor por crédito cai 9% em setembro, aponta Serasa

A procura por crédito pelos consumidores registrou queda de 9% em setembro, na relação com o mesmo mês de 2011, segundo dados do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta terça-feira (9.

Na relação com agosto deste ano, o recuo foi maior, de 16,5%. Esta queda interrompe uma trajetória de duas altas nos meses de agosto e julho.

No acumulado de janeiro a setembro de 2012, a demanda do consumidor por crédito foi 5,9% inferior ao mesmo período do ano passado.

Segundo análise dos economistas da Serasa Experian, o resultado de setembro foi impactado pelo mês ter tido menos dias úteis (19 dias úteis ante 23 dias úteis de agosto e 21 dias úteis em relação a setembro de 2011).

Eliminando a diferença no número de dias, a média diária (por número de dias úteis) de consumidores que buscaram crédito em setembro foi 1,1% superior a de agosto e 0,6% mais alta que a de setembro de 2011.

De acordo com a Serasa, essa situação “revela que o consumidor está gradativamente retornando ao mercado de crédito tendo em vista as reduções das taxas de juros, o recuo gradual da inadimplência e a manutenção de taxas de desemprego historicamente baixas”.

REGIÕES

Na análise da demanda por região, verificou-se que o Nordeste teve a maior queda, de 17,6% em relação a agosto; na relação com setembro de 2011, houve recuo de 2,4%.

A região Sudeste registrou recuo de 16,8%(ante agosto) e decréscimo de 11,8%, ante setembro do ano passado.

O Centro-Oeste registrou queda de 16,7%, ante agosto, e recuo de 9,5% na comparação com 2011.

Já as menores quedas, na comparação com agosto, ocorreram nas regiões Norte (15,5%) e Sul (14,5%). Na relação com setembro de 2011, a região Norte teve alta de 0,5%, enquanto no Sul houve recuo de 9,1%.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment