Benetton usa desempregados do mundo como garotos-propaganda

A Benetton lançou essa semana uma campanha institucional em que o tema é o desemprego no mundo e os garotos-propaganda são os desempregados. O objetivo da campanha “Desempregados do mundo” (Unemployee of the year), segundo a empresa, é mudar a imagem dos desempregados e tirar o estigma desta condição.

Com índices recordes de desemprego, principalmente entre os jovens, e que atingem também os que têm alto nível de escolaridade, a Europa foi a principal inspiração da campanha, realizada pela fundação da Benetton, a Unhate (não-ódio). Segundo o Eurostat (escritório de estatísticas europeu), o desemprego na zona do euro em julho foi de 10,4% em geral e de 22,5% entre a população com menos de 25 anos.

Vídeos e fotos vão mostrar desempregados que investem seu tempo, estudam, se qualificam como parte de uma campanha para selecionar ideias criativas de iniciativas que podem mudar a situação e sejam encampadas pelos desempregados ao redor do mundo. A seleção é aberta a desempregados de qualquer país entre 18 e 30 anos e a premiação é uma bolsa no valor de 5 mil euros para desenvolver a ideia.

A inscrição é feira no site da fundação e os 100 melhores projetos serão escolhidos por meio de votos online

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