BCE reduz taxa de juros na zona do euro para 0,5%, em novo recorde

O BCE (Banco Central Europeu) reduziu nesta quinta-feira a taxa básica de juros na zona do euro para 0,5%, uma queda de 0,25 ponto percentual. O índice, que não era revisado desde julho do ano passado, chegou a um novo recorde histórico.

A redução da taxa é encarada como uma resposta ao aprofundamento da crise econômica, devido à alta dívida pública e deficit nas contas estatais dos países-membros da União Europeia. O ajuste fiscal dos governos, que é aplicado desde 2010, ainda dificulta o crescimento econômico na maioria dos países.

A mudança também pode ser atribuída a dados divulgados pelo Escritório Europeu de Estatísticas na terça (30). A média da taxa de desemprego nos 17 países da moeda única atingiu 12,2% em março, em novo recorde histórico, enquanto a inflação atingiu 1,2%, menor nível em mais de três anos.

Ambos os resultados ampliaram a pressão do mercado sobre o BCE para um corte na taxa. Outros fatores que também contribuíram para o índice foi o fim do impasse político na Itália e a diminuição da pressão dos mercados causada pelo resgate a Chipre, em março.

Nas próximas horas, o presidente do BCE, Mario Draghi, dará entrevista coletiva em que explicará a decisão. Após as últimas três reuniões da instituição, ele afirmou que a redução da taxa chegou a ser discutida, embora não tivesse sido tomada no momento.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment