Apple é empresa mais admirada pela 6ª vez

Pela sexto ano consecutivo, a Apple ficou em primeiro lugar no ranking das companhias mais admiradas do mundo feito pela Fortune. A revista – que perguntou a 3,8 mil executivos e analistas qual a melhor empresa em seus setores – diz que a companhia fundada por Steve Jobs permanece no topo por causa de seu potencial imbatível para fazer dinheiro.

Mesmo depois de apresentar um aplicativo de mapas malsucedido e de ver o preço de suas ações caírem (ao ponto de perder momentaneamente o posto de empresa mais valiosa do mundo para a Exxon Mobil), a empresa registrou lucro líquido de US$ 13 bilhões no último trimestre. “A companhia tem uma base de consumidores fanáticos e ainda se recusa a competir em preço, fazendo os icônicos iPhone e iPad serem vistos como produtos largamente prestigiados”, afirma a Fortune.

Em 2007, a Apple ocupava o sétimo lugar na lista das mais admiradas do mundo. No ano seguinte, ela saltou para a primeira posição. Foi nesse intervalo que a companhia lançou o iPhone, que praticamente introduziu a categoria dos smartphones no mercado de celulares. Na sequência, a empresa apresentou novas versões do iPhone e o tablet iPad, entre outros produtos.

Hoje, a Samsung, que aparece no 35.º lugar no ranking da revista, tem se revelado como a principal concorrente da Apple. Essa é, aliás, uma das razões para analistas temerem que a empresa americana fique atrás da coreana no quesito inovação. Um artigo da Fortune sugere que a Apple use os US$ 137 bilhões que tem em caixa – quantia equivalente ao PIB da Hungria – para comprar empresas da área de conteúdo, fundir com algum fornecedor de componentes ou comprar o Facebook de Mark Zuckerberg. / NAYARA FRAGA

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment