por Jornal Metro – São Paulo, 31 de agosto de 2011 – Edição nº 1.130, ano 5
Engenharia de aplicativos móveis é a nova sensação dos profissionais de tecnologia da informação
O explosão do segmento de aplicativos móveis é a nova mina de ouro dos estudantes de tecnologia. A grande demanda por profissionais capacitados na área aqueceu o mercado recentemente.
No entanto, ainda existem poucos especialistas em engenharia de mobilidade, área que desenvolve softwares para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
A procura por profissionais capacitados começou há seis anos. “Hoje, para suprir a demanda, as empresas contratam estudantes
e investem em sua formação na própria companhia”, diz Luciano Freire, coordenador do curso de ciência da computação da Anhembi Morumbi. O profissional trabalha ao lado de programadores e designers, mas é o engenheiro de mobilidade que detecta as necessidades da plataforma e qual é a melhor forma de programar o dispositivo. “É mais difícil desenvolver um aplicativo para celulares, pois a memória e o processamento do aparelho são menores.” Para se especializar, o estudante pode investir em cursos de pós-graduação voltados para o segmento.
Carreira
O que as empresas procuram no profissional
Perfil: o engenheiro de aplicativos móveis deve gostar de tecnologia e conhecer os principais sistemas operacionais para smartphones e tablets
Formação: profissionais que trabalham na área de mobilidade geralmente são formados em ciência da computação, sistemas
de informação ou engenharia da computação
Onde trabalhar: empresas de TI, publicidade, marketing, finanças, administração etc.
Veja a matéria, clique aqui.
0 Comments
You can be the first one to leave a comment.