Android assume 2ª posição no mercado mundial de smartphones

O Symbian, da Nokia, continua na liderança, com 37% de participação.
Sistema do Google é oferecido gratuitamente aos fabricantes de celulares.

Motorola Milestone é um dos muitos celulares que rodam Android Android assume 2ª posição no mercado mundial de smartphones

Motorola Milestone é um dos muitos celulares que rodam Android

Pesquisa divulgada pela empresa Canalys nesta segunda-feira (1) mostra que a plataforma Android subiu para a segunda posição no mercado mundial de smartphones no terceiro trimestre. O Symbian, da Nokia, continua a liderar o mercado, com 37% de participação. O Android tem 17%, ultrapassando a Research In Motion, Apple e Microsoft.

A crescente popularidade dos celulares Android – fabricados por empresas como a Motorola, HTC e Samsung Electronics – coloca o Google em boa posição, uma vez que o mercado móvel pode superar o de PCs em acesso à internet.

O presidente-executivo do Google disse em setembro esperar que as buscas via celular sejam responsáveis por uma fatia majoritária da receita da empresa, mas que isso pode levar muito tempo, apesar do forte ritmo de crescimento.

O Android, oferecido gratuitamente aos fabricantes de celulares, passou por um crescimento forte desde sua chegada ao mercado há dois anos. No último trimestre, a plataforma cresceu 14 vezes em comparação aos baixos números do ano anterior, segundo pesquisa da Canalys.

Busca de voz em português
O Brasil lançou na quinta-feira (28) os aplicativos de pesquisa de voz em português e navegação por mapas do GPS para smartphones com sistema operacional Android, do Google. O Brasil é o primeiro país da América Latina.

O recurso de voz converte o som em texto, facilitando a busca on-line por meio de aparelhos móveis. Segundo Hugo Barra, diretor de produtos mobile do Google, “25% das buscas feitas por celular nos EUA são realizadas pelo aplicativo de voz”.

Loading...
Related Video

Tags:

 

About the author

More posts by deyvit

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment