Air France: as últimas palavras do piloto Terão sido as últimas palavras proferidas por um piloto do Airbus da Air France antes de cair no Oceano Atlântico

A análise à caixa-negra do avião da Air France que caiu em 2009, quando voava do Rio de Janeiro para Paris, revela que um dos três pilotos terá dito que não estava «a entender mais nada» do que se passava, notícia a BBC.

airFrance 300x238 Air France: as últimas palavras do piloto Terão sido as últimas palavras proferidas por um piloto do Airbus da Air France antes de cair no Oceano Atlântico

Air France

A caixa-negra regista todos os sons que se fazem ouvir na cabine de pilotagem, desde diálogos entre os pilotos a alarmes. Por isso, a análise da caixa-negra do voo AF 477, que se despenhou no Atlântico, pode ser útil para perceber porque a aeronave não chegou a aterrar em Paris.

Até ao momento desconhecem-se as causas do acidente. Segundo o Escritório de Investigações e Análises, que conduz a investigação do caso, só é possível afirmar que a tripulação perdeu o controle da velocidade do avião, apontando-se o congelamento dos sensores de velocidade como uma provável explicação.

O Airbus caiu em apenas 3 minutos e meio de uma altura de cerca de 10 mil metros. O acidente matou 228 pessoas.

PARIS (Reuters) – Veja abaixo uma lista dos acontecimento com o voo AF447 da Air France e as últimas palavras dos pilotos, divulgadas em uma atualização da investigação conduzida pelo BEA, a autoridade francesa que investiga acidentes aéreos.
O Airbus A330 caiu no oceano Atlântico após decolar em 31 de maio de 2009 do Rio de Janeiro para Paris, matando todas as 228 pessoas a bordo. O BEA deve publicar um relatório mais completo nos próximos meses.
As informações a seguir foram tiradas da tradução em inglês feita pelo BEA da atualização da investigação, divulgada nesta sexta-feira.
O capitão e dois co-pilotos estavam a bordo. O BEA se refere ao piloto comandando a aeronave – na maior parte do tempo analisado o menos experiente dos três pilotos – como “PF”, enquanto o piloto fora dos controles é chamado de “PNF”.
Os horários são do meridiano de Greenwich (três horas à frente do horário de Brasília).
31 de maio de 2009, 22h29 GMT – Decolagem.
1o de junho, 1h55 – O capitão acordou o segundo co-piloto, disse: “Ele vai assumir meu lugar” e deixou o cockpit.
2h06 e 04 segundos – O PF chamou a tripulação de cabine, pedindo que ficasse atenta porque havia turbulência a caminho. “Vai sacudir um pouco mais do que agora”, disse.
2h08 e 07 segundos – O PNF disse “talvez você possa ir um pouco para a esquerda” e o avião iniciou uma curva suave para a esquerda. A turbulência aumentou ligeiramente e a tripulação decidiu reduzir a velocidade.
A partir de 2h10 e 05 segundos – Pilotagem e aceleração automáticas desligadas e o PF disse: “Assumi os controles”. O avião começou a inclinar para a direita e o PF tentou erguer o nariz para a esquerda. O alerta de pane soou duas vezes em seguida. Os parâmetros registrados mostram uma queda brusca de velocidade.
2h10 e 16 segundos – O PNF disse: “Então, perdemos as velocidades” e depois “regra alternativa…”. O avião começou a subir. O PF tentou abaixar o nariz e o avião inclinou-se alternadamente para a esquerda e a direita.
A partir de 2h10 e 50 segundos – O PNF tentou várias vezes chamar o capitão de volta à cabine de comando.
2h10 e 51 segundos – O alerta de pane foi acionado novamente. O PF continuou tentando levantar o nariz. A altitude chegou ao máximo de cerca de 38 mil pés.
2h11 e 40 segundos – O capitão voltou à cabine de comando. Nos segundos seguintes, todas as velocidades registradas se tornaram inválidas e o alerta de pane parou. A altitude era de cerca de 35 mil pés, mas a aeronave estava descendo a cerca de 10 mil pés por minuto.

Treinamento PMP, PMP, PMI, Cursos, Curso SAP, Cobit, Itil, Iphone, Ipad, PMI 4 Edicao, Treinamento, Gerenciamento de Projetos, Pmi Pmbok, Certificação PMP, Projeto PMI, Curso PMP, Treinamento Funcional

Loading...
Related Video

Tags:

 

About the author

More posts by admin

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment