7 novidades que a Apple deve anunciar no próximo dia 11

Do iPhone ao Mac

São Paulo — Uma nova safra de novidades da Appleestá a caminho. No dia 11, começa, na Califórnia, o Worldwide Developers Conference (WWDC), o evento anual para empresas e profissionais que criam aplicativos e acessórios para os produtos da Apple. Na sesão de abertura, que deve contar com a presença do CEO Tim Cook, a empresa deve apresentar as novas versões do iOS, do Mac OS X e do iCloud, assim como outras novidades. Veja quais são elas.

1 – iPhone e iPad ganham
mapas 3D

O sistema operacional iOS 5, usado no iPhone e no iPad, foi apresentado em junho do ano passado na sessão de abertura do WWDC. Agora, é a vez do iOS 6. Entre as novidades esperadas está um novoaplicativo com mapas 3D, que vai substituir o atual Mapas, baseado no Google Maps. A Apple vem se preparando para a troca há algum tempo. Ela já comprou três empresas na área de mapeamento: Placebase, Poly9 e C3 Technologies, a criadora desta imagem 3D de uma área da cidade de Oslo, na Noruega.

Se nenhuma mudança de planos acontecer, a Apple deve apresentar o iOS 6 no WWDC e liberar uma versão preliminar para os desenvolvedores testarem seus apps. A versão final para os usuários só deve sair várias semanas depois.

2 – Facebook no iPad
e no iPhone

Há um ano, a Apple integrou o Twitter ao iPhone e ao iPad. Desde então, especula-se se a empresa faria o mesmo com o Facebook. O CEO da Apple, Tim Cook, abordou o assunto nesta semana no evento D: All Things Digital. Questionado sobre uma possível integração da rede social com os produtos da empresa, ele respondeu com um lacônico “Fique ligado”. Desmentindo rumores que circularam no mercado, Cook disse que a relação da Apple com o Facebook é “muito sólida”.

Se a integração vier mesmo, será mais fácil publicar fotos e outros conteúdos na rede social usando um iPhone, iPad ou iPod touch. Além de estrear no iOS 6, esse recurso poderá estar também no OS X Mountain Lion, próxima edição do sistema operacional do Mac  (na imagem, o app do Facebook para iPad).

3 – Siri no iPad?

Uma nova versão da assistente de voz Siri parece estar a caminho. Nesta semana, no evento D: All Things Digital, Tim Cook disse. “Acho que vocês vão gostar do que vamos fazer com a Siri”. Ele não forneceu detalhes. É até possível que a Apple resolva liberar a Siri para outros dispositivos, como o novo iPad.

Aparentemente, não há dificuldade técnica nisso. O novo iPad tem o recurso de ditado, que permite falar uma palavra em vez de digitá-la. Esse recurso usa o mesmo mecanismo de reconhecimento de voz da Siri. MG Siegler, do site TechCrunch, diz ter ouvido, de alguém da Apple, que só falta a empresa descobrir uma maneira elegante de a assistente aparecer na tela maior do tablet. Se for isso, Siri pode estrear no iPad na próxima versão do iOS.

Infelizmente, é pouco provável que a Apple apresente, neste WWDC, uma versão da Siri capaz de entender e falar português.

4 – O iCloud imita o Instagram

Faz um ano que Apple apresentou o iCloud, seu serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, durante o WWDC 2011 (foto). Esse serviço funciona muito bem para backup e sincronização dos arquivos, mas não permite compartilhá-los com outras pessoas. Isso deve começar a mudar com a primeiraatualização nesse serviço, que deve ser revelada durante o WWDC.

A expectativa é que o iCloud ganhe um recurso de compartilhamento de fotos similar ao do Instagram. Outra novidade é que o iCloud deve passar a sincronizar os dados dos apps Notas e Lembretes, que fazem parte do iOS, e também os arquivos de vídeo. São recursos que, obviamente, fazem falta no serviço da Apple.

5 – Reforma na App Store

A App Store já tem mais de 700 mil apps. São tantos que muitos deles ficam perdidos e acabam não sendo vistos pelos usuários. Mas isso pode melhorar em breve. No início deste ano, a Apple comprou a empresa australiana Chomp, que criou uma espécie de mecanismo de busca para aplicativos (na imagem). Com a aquisição, a equipe da startup, com cerca de 20 pessoas, passou a trabalhar para a Apple.

A expectativa é que a tecnologia da Chomp seja incorporada ao iTunes e, possivelmente, também ao aplicativo da App Store no iPhone e no iPad. Isso deve tornar mais interativa a busca de apps, músicas, filmes e livros na loja online da Apple. Não se sabe quando a nova versão será apresentada, mas há chances de que isso aconteça durante o WWDC.

6 – O Mac fica mais parecido com o iPad

Mac OS X Mountain Lion, que já está sendo testado por parceiros da Apple, deve levar algumas características do iPad para o Mac. A nova edição do sistema operacional deve ser apresentada em detalhes no WWDC. Ela terá uma Central de Notificações como a que já existe no iPhone e no iPad. Essa central vai concentrar os avisos de aplicativos e do próprio sistema (como a Área de Notificação do Windows).

app Mensagens, do iPhone, também deve ganhar uma versão para Mac, permitindo enviar recados para outros dispositivos da Apple via iMessage. E o recurso AirPlay será capaz de espelhar, na TV, a imagem vista no monitor do Mac.

7 – MacBook com tela Retina

Está chegando a hora de a Apple renovar a linha de laptops MacBook. A série MacBook Air foi atualizada pela última vez em julho do ano passado. Já a família MacBook Pro ganhou sua edição atual em outubro. Assim, há alguma chance de que novos modelos sejam apresentados no WWDC. Naturalmente, isso não é garantido, já que a Apple pode decidir fazer um evento separado para a linha MacBook.

A principal expectativa, no mercado, é que a empresa apresente um novo MacBook Pro de 15 polegadas. Ele teria tela Retina, de alta resolução; perfil mais fino, inspirado no MacBook Air; e a veloz conexão USB 3 (que já existe na maioria dos PCs com Windows). Segundo o site 9to5Mac, esse laptop já está em produção e será lançado no próximo Inverno brasileiro.

Loading...
Related Video
 

About the author

More posts by carol

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment